REDES SOCIAIS

23°C

Site jornalístico relata ataque hacker após reportagem sobre fórum propagador de fake news

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O site jornalístico Congresso em Foco informou ter sido alvo de um ataque hacker que o manteve fora do ar entre a madrugada e a manhã deste domingo (5).

O ataque foi perpetrado após a publicação no sábado (4) da reportagem intitulada “Fórum anônimo organiza tática para produção de fake news pró-Bolsonaro”, de autoria do jornalista Lucas Neiva.

De acordo com o Congresso em Foco, dados pessoais do jornalista foram vazados e ele sofreu ameaças de morte no fórum anônimo, usado para troca de mensagens entre internautas sem identificação, com propaganda de extrema direita, ataques à imprensa e a movimentos sociais e divulgação de teses racistas.

O caso foi registrado pelo jornalista em um boletim de ocorrência na 9ª Delegacia de Polícia de Brasília.

De acordo com a reportagem do Congresso em Foco, um usuário da plataforma oferecia pagamento em criptomoedas para a criação de uma campanha de “fake news” capaz de viralizar na internet, com conteúdo favorável ao presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.

?Devemos criar um sentimento de ódio contra tudo o que o Lula representa e no mínimo a sensação de ‘o Bolsonaro está certo em alguma coisa’. É possível moldar completamente a população com propaganda online?, sugeriu um dos usuários do fórum anônimo, relata a reportagem.

Segundo o texto, usuários do site bolsonarista “destilam ódio” e defendem agressões, insultos e fazem ameaças a jornalistas.

De acordo com o Congresso em Foco, após o ataque hacker, o site que hospeda o fórum anônimo limitou o acesso, permitindo a entrada somente de usuários que utilizam ferramentas específicas, técnica chamada de “máscara de chumbo” e adotada por sites do gênero quando são descobertos.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS