REDES SOCIAIS

25°C

Solução ofensiva? Saiba características e conheça mais de Gustavo Sauer, reforço do Cuiabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Confirmado como primeiro reforço do Cuiabá na atual janela de transferências, o meia Gustavo Sauer chega sob expectativa de auxiliar a equipe na busca pela recuperação no Campeonato Brasileiro.

O jogador de 31 anos assinou por empréstimo do Botafogo até o final da temporada. Revelado no Joinville, foi contratado pelo time carioca em 2022 após quase sete temporadas fora do país e, antes do acerto com o Dourado, estava cedido ao Rizespor, da Turquia.

Na passagem pelo Glorioso, disputou 38 jogos, marcou sete gols e deu quatro assistências em cerca de um ano e meio. Na opinião do jornalista Giba Perez, setorista do Botafogo no ge, a passagem de Sauer acabou marcada pela falta de regularidade num momento da recente transição para a “era SAF”.

– Acredito que a melhor definição para a passagem dele foi irregularidade. Ele chegou sob muita expectativa de ser um protagonista em um momento de reconstrução e nunca conseguiu se firmar no time titular. Foi importante em alguns momentos, especialmente em uma vitória sobre o Coritiba em 2023. Sempre quando parecia que ia embalar, vinha atuação abaixo da média na sequência. É um jogador bom tecnicamente, que tem dificuldades de manter a intensidade e a regularidade.

A contratação de Sauer é uma tentativa de melhorar a produção ofensiva do Cuiabá, que está entre os piores ataques do Brasileirão com apenas 21 gols marcados em 22 jogos. Perez detalhou o posicionamento do meia em campo, citou suas principais características e ponderou os pontos em que pode melhorar.

– A posição onde o Sauer melhor atua é como um ponta com características de meia que joga aberto pelo lado direito carregando a bola para dentro. Canhoto, chuta bem de fora e chega na área para finalizar. Falta melhorar na recomposição e participar mais da construção ofensiva.

No Dourado, o atleta vai reencontrar o técnico Petit, com quem trabalhou no Boavista entre 2021 e 2022. Pelo time português, entrou em campo 105 vezes, balançou as redes em 14 oportunidades e distribuiu nove assistências. Tem até hoje o carinho da torcida do clube de Porto.

No Rizespor, ele permaneceu de agosto de 2023 a maio de 2024, com 34 partidas disputadas, um gol marcado e uma assistência realizada. Retornou ao Botafogo em junho, mas estava fora dos planos e passou a treinar separado do elenco.

– Ele sai para a Turquia em um momento que Bruno Lage começava a utilizar mais ele, mas pedia outro jogador com as mesmas características para a posição. A saída partiu de uma decisão interna de que era o melhor para o elenco naquele momento, muito por conta da irregularidade. Quando ele retorna, já no meio de 2024, a concorrência aumentou bastante em comparação com o ano anterior. As chegadas de Luiz Henrique e Savarino, por exemplo, deixam pouca possibilidades para que ele tivesse minutos, especialmente com o que apresentou no período em que esteve no Botafogo.

A estreia de Gustavo Sauer pelo Cuiabá depende da regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, que deve ocorrer até o confronto contra o Criciúma, no próximo sábado, às 17h30 (de MT), na Arena Pantanal, válido pela 25ª rodada do Brasileirão.

Últimas temporadas de Gustavo Sauer

  • 2023/2024 – Rizespor-TUR – 34 J | 1 G | 1 A
  • 2022 a 2023 – Botafogo – 38 J | 7 G | 4 A
  • 2018 a 2022 – Boavista-POR – 105 J | 14 G | 9 A
  • 2017 a 2018 – Botev Plovdiv-BUL – 43 J | 3 G
  • 2016 – Daejeon Citizen-COR – 22 J | 6 G

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS