REDES SOCIAIS

22°C

Stopa surpreende e apresenta 15% dos votos válidos; Mendes ainda lidera com 38%

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), surpreendeu ao apresentar 15% dos votos válidos em uma possível disputa ao Governo do Estado entre os eleitores de Cuiabá e Várzea Grande (VG), segundo a pesquisa PercentBrasil, com mil entrevistados por telefone. Contudo, o atual governador Mauro Mendes (UB) ainda lidera a disputa, com 38% das intenções de voto.

No voto estimulado (quando a pesquisa cita o nome dos pré-candidatos), atrás de Mauro e Stopa aparece o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), com 6% dos votos. O ex-chefe da Casa Civil e conhecido por responder a diversos processos de corrupção, Eder Moraes, aparece com 1% dos votos, junto com Odilio Balbinotti (sem partido) e Gilberto Lopes Filho (Psol).

Pelo menos 9,3% dos entrevistados não souberam responder à pesquisa e 12,4% dos eleitores estão indecisos. Votos nulos/brancos somaram 16,3%.

Já no voto espontâneo, quando a pesquisa não concede o nome dos pré-candidatos, 24,4% dos eleitores votariam em Mauro Mendes, que é seguido pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), com 10,3% da intenção de votos. O senador Wellington Fagundes e Stopa aparecem, respectivamente, com 7% e 5% na pesquisa, seguidos de Leitão (2,5%), Balbinotti (0,3%) e a ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli (0,3%).

Na espontânea, os votos nulos/brancos somaram 18,1%, com 32,1% de indecisos.

Apesar de possuir uma votação tímida na pesquisa estimulada, o ex-secretário Eder Moraes aprece em primeiro lugar na pesquisa de rejeição, com 27,5% dos entrevistados afirmando que não votariam no candidato de jeito nenhum. A rejeição à Mendes é de 15,6%, maior que a de Leitão e Stopa que possuem, respectivamente, 8,6% e 4%. Balbinotti e Gilberto Lopes Filho possuem, cada um, 0,8% de rejeição.

Pelo menos 9,7% das pessoas não responderam, enquanto 12,6% não souberam e 20,4% dos entrevistados não rejeitaram nenhum dos candidatos.

Metodologia

A PercentBrasil aplicou a técnica “survey de opinião” com 1.000 entrevistados por telefone em Cuiabá e Várzea Grande. A coleta de dados se deu entre os dias 27 de abril a 3 de maio.

A margem de erro de é 3,10% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da Lei Eleitoral, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-06721/2022.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS