As duas finais da Taça das Favelas Mato Grosso foram disputadas neste domingo, no mini estádio Basílio da Silva Tavares, em Várzea Grande. Na decisão da categoria feminina, o Novo Colorado bateu o CPA 4 nos pênaltis e ficou com o título. No masculino, o Cristo Rei venceu o Jardim Passaredo por 2 a 0 e sagrou-se campeão.
A partida decisiva no feminino foi jogada primeiramente. As finalistas ficaram no 0 a 0 no tempo regulamentar. Na disputa de penalidades, o Novo Colorado fez 5 a 4 para levantar a taça. Na categoria masculina, os dois gols da vitória do Cristo Rei foram marcados por Felipe.
O secretário adjunto de esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura, falou sobre a importância da realização da Taça das Favelas para a descoberta de novos talentos.
– A gente sabe que o futebol é uma paixão nacional, e sabemos que existe um gargalo pequeno para os atletas ingressarem no cenário nacional do esporte. Então a gente acredita que isso, além de ser um incentivo à prática, é uma forma de conseguir descobrir talentos. Seria um orgulho pra gente.
Foram disputados 22 jogos em seis dias antes das finais. Esta foi a primeira edição da Taça das Favelas em Mato Grosso, que contou com a participação de 16 seleções na categoria masculino e outras oito comunidades no feminino.
Na próxima semana, serão montadas duas seleções de Mato Grosso, uma feminina e outra masculina, para disputar a Taça das Favelas nacional, de 2 a 9 de novembro, na cidade de São Paulo, na Arena Barueri.
– Vamos realizar uma grande peneira na próxima quarta-feira, com cem atletas de cada categoria, que já selecionamos no decorrer do campeonato. Desses cem, vamos montar as seleções masculina e feminina do estado. Vamos logo no início de novembro participar da Taça das Favelas nacional, com o objetivo de voltar com o título para Mato Grosso – explica o presidente da Central Única das Favelas (Cufa-MT), Anderson Zanovello.
Fonte GE Esportes