O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve uma reunião nesta quinta-feira (20) com o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
O encontro foi o primeiro entre os dois e acontece em meio a especulações sobre uma possível chapa de Tarcísio com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para concorrer à presidência em 2026 ? integrantes do Novo, principalmente, avaliam que essa seria uma aliança competitiva e a têm defendido.
Segundo última pesquisa Quaest sobre avaliação de governos estaduais, as gestões de Tarcísio e Zema têm aprovação superior a 60% nos respectivos estados.
Ambos os governadores estão entre os nomes da direita cotados para a disputa presidencial do ano que vem. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Publicamente, o governador de SP diz que seu foco está na reeleição em ao governo estadual.
O encontro entre Tarcísio e Ribeiro começou por volta das 16h30, com duas horas de atraso em relação ao previsto, e acabou perto das 18h.
À GloboNews, Ribeiro disse que o objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento político entre eles. Questionado sobre a possível aliança, diz que conversaram apenas que querem estar todos “na mesma trincheira” em 2026, se referindo à união no campo da direita. Mas pondera que “o cenário ainda é muito incerto”.
O presidente do Novo afirma que o foco agora é trabalhar pela candidatura de Zema, que encerra seu mandato à frente do governo de MG em 2026 e não poderá concorrer à reeleição.
Procurado pelo blog, o governo de SP não comentou sobre a reunião.
Fonte G1 Brasília