Em decisão proferida nesta segunda-feira (26), o Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Mato Grosso (TJD/MT) determinou a realização de um novo arbitral da 2ª Divisão do Campeonato Mato-grossense 2025, no prazo de cinco dias, com a obrigatória inclusão da Associação Camponovense Celeiro de Futebol.
A medida decorre do julgamento do Mandado de Garantia nº 020/2025, impetrado pela equipe de Campo Novo do Parecis, que alegou ter sido tratada de forma desigual em relação a outros clubes, com situação semelhante durante a reunião arbitral do dia 17 de abril.
O pleno do TJD/MT, presidido por Diogo Fernando Pécora de Amorim, deliberou em sessão que contou com ampla participação dos auditores e da Procuradoria de Justiça Desportiva. A defesa da Associação Camponovense, representada pelo advogado Dr. Vinícius Falcão de Arruda, argumentou que houve tratamento não isonômico, violando os princípios da justiça desportiva.
Apesar de uma divergência inicial sobre a validade do protocolo eletrônico do mandado ? que foi confirmado como realizado dentro do prazo ?, a corte afastou, por maioria, a alegação de decadência. No mérito, a decisão foi unânime: reconheceu-se a existência de provas suficientes para comprovar a falta de isonomia na condução do arbitral.
O relator do caso, Dr. Leonardo Alberto Prado Feuser, destacou que documentos apresentados pelas próprias autoridades coatoras confirmam a desigualdade de tratamento, justificando a concessão da segurança jurídica solicitada.
Com isso, a Federação Matogrossense de Futebol deverá convocar, até o final desta semana, novo arbitral que assegure a participação da equipe impetrante, promovendo imparcialidade entre os clubes participantes da 2ª Divisão.
Cabe recurso da decisão junto às instâncias superiores da Justiça Desportiva. A defesa da entidade informou ao ge que irá recorrer da decisão, buscando reverter o entendimento adotado pelo pleno do TJD-MT, dentro do prazo legal de três dias.
Formato de disputa
No primeiro arbitral, ficou definido que a 2ª Divisão do Mato-grossense de 2025 contaria com a participação de 10 clubes, divididos em dois grupos de cinco equipes cada. A competição está prevista para iniciar no dia 7 de junho. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único dentro de seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais, que, assim como a final, serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas garantem o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Mato-grossense em 2026.
Fonte GE Esportes