O delegado da Polícia Federal Andrei Rodrigues, integrante da equipe de transição de governo na área de Segurança Pública, foi nomeado para também integrar o núcleo de Inteligência Estratégica. A nomeação foi publicada no “Diário Oficial da União”.
Integrante da segurança do presidente eleito Lula, Andrei Rodrigues aparece entre os cotados para comandar a Polícia Federal a partir de 2023.
Rodrigues chefiou em 2010 a segurança da então candidata a presidente Dilma Rousseff. O delegado também foi secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos e atuou como responsável pela segurança na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016.
Na transição, Andrei Rodrigues está na equipe que cuida do planejamento do esquema de segurança para a posse de Lula, marcada para 1º de janeiro.
O grupo de segurança estratégica, responsável no atual governo pela Secretaria de Coordenação de Sistemas, pela Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, pela Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi o último dos 31 grupos técnicos a terem seus coordenadores nomeados.
Além de Andrei Rodrigues, o grupo técnico também contará com a participação de Vladimir de Paula Brito, que atua na área de inteligência, e de outros três “oficiais de inteligência” da Abin não identificados (constam apenas a sua matrícula no ato de nomeação).
Fonte G1 Brasília