REDES SOCIAIS

40°C

TRE Pará divulga logística para as eleições 2024; seca no Baixo Amazonas influencia no planejamento do órgão

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O perfil do eleitorado paraense e a logística planejada para as eleições 2024, que ocorrem no próximo domingo (3), foram divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (1).

No comunicado, a entidade apresentou o planejamento da logística, pensada para melhor se adequar na condição ambiental enfrentada pelos municípios do Oeste do estado, como os do Baixo Amazonas, que vivenciam um alarmante período de seca.

De acordo com Nathalie Castro, diretora geral do TRE-Pa, o órgão precisou incluir alguns métodos para que as urnas eletrônicas e toda a organização chegue à todas as regiões do estado.

“Tivemos que fazer uma readaptação de logística, como substituir embarcações de caldo maior por calado menor, por exemplo, e incluir todos os meios de transporte possíveis, como motos, bicicletas e até carrinho de mão”, explica.

Para reforçar a segurança do pleito e garantir que tudo saia de acordo com o planejamento, o TRE terá o apoio das forças de segurança de esfera municipal, estadual e federal, atuando em todo o país

Perfil do eleitor do Pará

O perfil do eleitorado paraense também foi destaque na coletiva. Segundo os realizadores, mais de seis milhões de pessoas do estado do Pará estão aptas a votar este ano, um aumento significativo em comparação ao ano de 2022.

O jovem eleitor também faz parte desse aumento. Nathalie explica que, em 2024, serão mais de 20 mil eleitores com idade entre 16 e 17 anos indo às urnas.

“E esse é um trabalho feito pela Escola Judiciária Eleitoral, que fez toda uma ação de incentivo para que o jovem de 15 anos já pudesse fazer a emissão do título”, pontua.

Presença de Inteligência Artificial é a novidade das eleições 2024

A grande novidade das eleições municipais de 2024 é o uso da Inteligência Artificial em diversos processos do pleito. Uma delas, é o acesso à informações imediatas pelo mesário, o que garante maior celeridade aos processos que exigem rapidez.

TRE dá orientações gerais para facilitar o processo do voto no domingo (6)

A orientação geral, segundo a diretoria geral, é que o eleitor baixe o aplicativo e-Título até a véspera das eleições, no dia 5 de outubro. Com ele, é possível realizar o voto sem a necessidade de levar consigo um documento oficial com foto e o título de eleitor, desde que tenha foto registrada no aplicativo.

Para diversas dúvidas, o TRE disponibiliza o 148, que funciona 24h, todos os dias.

A expectativa é que os resultados dos matematicamente eleitos sejam divulgados às 18h em Belém e região metropolitana, e no interior, às 20h.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS