O governador da Califórnia, Gavin Newsom, fez duras críticas à ausência de Donald Trump na COP 30, em Belém, classificando-a como uma “completa abdicação de responsabilidade para liderar”. Em entrevista ao blog nesta terça-feira (11), Newsom afirmou que, ao se ausentar, Trump está “cedendo a liderança para a China” na pauta climática, que é também uma “grande oportunidade econômica”.
“A China entende [a transição verde] melhor do que qualquer outro. Ele [Trump] está cedendo a liderança para a China. O presidente Xi está vibrando”, disparou Newsom.
O governador democrata, que comanda uma economia que seria do tamanho de 21 países, fez questão de se posicionar como um representante da parte dos Estados Unidos que se importa com o tema.
“Estou aqui em favor daqueles que não estão. As pessoas dos Estados Unidos também lembram às pessoas de todo o mundo que são muitas partes dos Estados Unidos”, afirmou.
LEIA MAIS
Ele destacou que a Califórnia acaba de aprovar a extensão de seu programa de “cap and trade” (mercado de carbono) até 2045. “Nós queremos dominar no futuro e queremos ser um parceiro colaborativo”, disse.
Newsom, que visita Belém pela primeira vez, classificou como “essencial” e “profundamente significativo” o fato de a conferência ocorrer no meio da floresta.
Para ele, o local permite uma conexão “espiritual e cultural”. “Qual é a natureza desse encontro? Qual é o seu propósito? E isso é conectar-nos a 10 mil gerações antes de nós”, refletiu.
Fonte G1 Brasília