Deputados do União Brasil foram avisados por ministros do Palácio do Planalto que a formalização da mudança no Ministério do Turismo deve ser publicada ainda nesta quarta-feira (5).
Após semanas de adiamento do anúncio e negociações, Lula deve formalizar a saída da deputada Daniela Carneiro (União-RJ, em migração para o Republicanos) e a nomeação do também deputado Celso Sabino (União-PA).
A troca é esperada há semanas e atende a uma reivindicação do próprio União Brasil, após uma movimentação de Daniela e do marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, para migrar para o partido Republicanos.
A mudança no ministério, neste momento, tem o objetivo de acelerar a aprovação das pautas econômicas em negociação no plenário da Câmara.
O União Brasil já externou sua insatisfação com a demora e articuladores do governo entendem que é arriscado esperar mais. As negociações do Planalto, agora, envolvem encontrar um novo cargo para contemplar Daniela.
Cerimônia cheia
Há, ainda, um outro timing político considerado importante pelo União.
Com o esforço concentrado no Congresso e a expectativa de votação da reforma tributária, todos os principais personagens do “mundo político” estão em Brasília: governadores, prefeitos, secretários estaduais, deputados e senadores.
O partido quer anunciar a posse de Celso Sabino nesse ambiente, para garantir uma cerimônia com casa cheia. Se a formalização da troca demorar mais, Sabino pode acabar tomando posse durante o recesso parlamentar, em uma capital esvaziada.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Fonte G1 Brasília