REDES SOCIAIS

25°C

Urnas fecham no Japão; partido de premiê apoiada por Trump deve garantir maioria no parlamento, projeta emissora japonesa

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-2a4jo .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

As urnas das eleições legislativas no Japão fecharam às 20h deste domingo (8), no horário local, e a contagem dos votos foi iniciada em seguida.

Segundo boca de urna divulgada pela emissora pública japonesa NHK, o partido da primeira-ministra Sanae Takaichi, apoiada por Donald Trump, deve garantir maioria na Câmara.

De acordo com a projeção, o Partido Liberal Democrata (LDP) deve conquistar entre 274 e 328 das 465 cadeiras em disputa, margem considerada estratégica para avançar pautas legislativas importantes.

Somando forças com o parceiro de coalizão Nippon Ishin no Kai, do Japan Innovation Party (Partido da Inovação do Japão, o bloco governista deve obter entre 302 e 366 assentos no total, reforçando a base de apoio do governo no Legislativo.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-53pdp .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Eleições antecipadas

Takaichi dissolveu o Parlamento japonês em 19 de janeiro e convocou eleições antecipadas para tentar transformar sua alta popularidade em uma maioria mais consolidada no Legislativo para facilitar a aprovação de medidas do governo.

A eleição antecipada, anunciada no dia 27 do mês passado e é considerada a mais curta desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com apenas 16 dias entre a dissolução do Parlamento e o dia da votação, segundo a imprensa local.

Ao longo de 12 dias de campanha, 1.284 candidatos disputaram as 465 cadeiras da Câmara dos Representantes, em distritos uninominais e pelo sistema de representação proporcional.

Apoio de Trump

A primeira-ministra reforçou sua posição de favorita após receber o apoio público do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que Takaichi é uma líder ?forte, poderosa e sábia? e declarou ?apoio total e absoluto? à premiê.

Trump também disse estar ansioso para recebê-la na Casa Branca em 19 de março e destacou negociações comerciais e cooperação em segurança entre os dois países.

Primeira mulher a governar o Japão, Takaichi, de 64 anos, tornou-se em outubro a quinta chefe de governo do país em cinco anos. Popular, especialmente entre os jovens, apesar de suas posições conservadoras, ela se tornou um fenômeno nas redes sociais.

Quem é Sanae Takaichi, primeira mulher a ocupar cargo de premiê no Japão

Quem é Sanae Takaichi, primeira mulher a ocupar cargo de premiê no Japão

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-7i3e7 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS