REDES SOCIAIS

23°C

Venezuela: aliados de Lula veem erro e munição para bolsonaristas em nota do PT que reconhece vitória de Maduro

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Aliados de Lula (PT) veem como erro e munição ao bolsonarismo a nota do partido que reconhece a contestada vitória de Nicolás Maduro na eleição venezuelana de domingo (28).

A nota trata Maduro como “presidente reeleito” ? o que o Itamaraty não fez na manifestação divulgada após a votação ? e não cobra que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano divulgue os dados de cada local de votação, principal cobrança da oposição e de vários países estrangeiros ? a nota da chancelaria brasileira trata essa divulgação como “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito.”

Até aqui, o CNE diz apenas que Maduro venceu com 51,2% dos votos, ante 44% de Edmundo González, o principal opositor.

Lula (PT) ainda não se manifestou. Nesta terça (30), ele deve falar por telefone com Joe Biden, presidente dos EUA, país que está entre os primeiros a contestar o resultado divulgado pelo CNE.

Em meio à repercussão negativa da manifestação do PT, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, disse que a nota foi “moderada”, “nada efusiva”. “Confiamos no trabalho do CNE”, disse.

Gleisi afirma não ter falado com Lula sobre a nota.

Para um petista próximo de Lula, a presidente do PT “erra onde não podia errar” ao permitir que o PT se antecipasse ao posicionamento do governo brasileiro.

“Não pode comprar a versão dele [Maduro] do jeito que está”, diz esse aliado do presidente. “[A nota do PT] apequena o partido.”

Veja, abaixo, as íntegras das notas do PT e do Itamaraty:

  • Ministério das Relações Exteriores

O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.

Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.

Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito.

  • Executiva Nacional do PT

O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana.

Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.

O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS