O vereador Cézare Pastorello (Solidariedade), apresentou pela terceira vez, o Projeto de Lei 08/2023, que inclui o Dia do Orgulho Gay no calendário municipal de Cáceres (a 220 km de Cuiabá). A proposta foi lida na sessão plenária do dia 6 de fevereiro.
O projeto, que já foi barrado por duas vezes, gerou revolta de grupos conservadores, que têm se articulado para pressionar os vereadores a barrarem a aprovação da matéria.
No dia da leitura do PL que visa instituir o Dia do Orgulho LGBTQIA+[Lésbicas, Gays, Bissexual, Transgêneros, Travestis ou Transexuais, Queer, Intersexual…], representantes da comunidade LGBTQIA+ estiveram na Câmara. Eles levaram bandeiras do movimento, como forma de manifestar apoio a iniciativa de autoria do vereador Cézare Pastorello.
Desde a notícia da reapresentação do projeto, Fake News começaram a circular no município. Os números dos parlamentares chegaram a ser divulgados nas redes sociais na tentativa de barrar a propositura. Em 2021, quando a proposta foi apresentada, os vereadores começaram a receber ataques nas redes sociais e panfletos foram espalhados na cidade. Na época os panfletos divulgavam a mensagem “esses são os vereadores que são contra a família e aos princípios cristões”.
Agora, o projeto retorna para a discussão, seguindo para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Fonte: Isso É Notícia