.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-1inq9 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
As lavas de um vulcão no Havaí acertaram em cheio uma câmera de um observatório dos Estados Unidos que registrava a atividade vulcânica no local.
A câmera havia sido instalada pelo Observatório de Vulcões do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora atividades vulcânicas e terremotos, perto do vulcão Kilauea, que está há quase um ano em erupção intermitente.
A cena, ocorrida no sábado (6), foi captada pela gravação (veja no vídeo acima), que mostra a força e alcance da lava. O USGS disse que foi surpreendido pela velocidade com que a atividade vulcânica do Kilauea avançou no dia.
Segundo o observatório norte-americano, fontes de lava contínuas, com até 30 metros de altura, surgiram de forma repentina. O vídeo mostra um jato de lava na direção da câmera, que cai e continua gravando.
Localizado em uma área fechada do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, o Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e já entrou em erupção diversas vezes este ano. Desde 23 de dezembro de 2024, o vulcão Kilauea, no Havaí, tem expelido lava de sua cratera aproximadamente uma vez por semana.
Em maio, em uma das suas maiores atividades, o Kilauea expeliu lavas que alcançaram alturas similares às da torre Eiffel, de Paris, de 300 metros (veja imagens abaixo).
Veja os vídeos que estão em alta no g1
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-3lsf0 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Fonte G1 Brasília