REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Vídeo mostra Capitão Assumção saindo de Quartel da PM em Vitória após receber liberdade provisória dada por Moraes

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Um vídeo feito por apoiadores que aguardavam a saída do Capitão Assumção (PL) mostra o deputado deixando o Quartel da Polícia Militar, em Vitória, segurando uma Bíblia. Ele deixou a prisão por volta de 0h desta sexta-feira (8). O deputado teve a liberdade provisória concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de quinta-feira (7). Capitão Assumção ficou 8 dias preso.

O político é acusado de participação em atos antidemocráticos, envolvimento em esquema de fake news e ataques a ministros do STF.

Após ser recebido por apoiadores, Capitão Assumção foi levado para casa em um carro particular. O político levava nas mãos uma Bíblia particular, a mesma que estava com ele no dia da prisão.

Segundo a defesa de Capitão Assumção, mesmo com a liberdade provisória, Moraes determinou que ele cumpra algumas restrições. Algumas delas são:

  • Tornozeleira eletrônica;
  • Não poder sair do estado;
  • Não pode utilizar as redes sociais;
  • Não pode dar entrevista;
  • E entregar o passaporte.

O advogado do deputado, Fernando Dilen, informou ainda que agora o Capitão segue normalmente com as atividades parlamentares na Assembleia Legislativa (Ales), assim como estava antes de ser preso. O deputado, inclusive, já volta a participar da próxima sessão na Casa, na próxima semana.

Além disso, a defesa disse que agora vai acompanhar a conclusão do inquérito até ele ser encaminhado ao Ministério Público Federal para avaliar se vai ou não receber a denúncia contra o deputado.

Decisão da soltura de Assumção

A decisão de Moraes pela liberdade provisória de Assumção ocorreu após a Assembleia do Espírito Santo votar a revogação da prisão do deputado. A Constituição do Espírito Santo prevê que a prisão de um parlamentar deve ser submetida à validação da Casa.

Os deputados se reuniram na quarta-feira (6) e decidiram que ele deveria ser solto.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Quando o deputado foi preso, ele já deveria estar cumprindo algumas medidas, como uso de tornozeleira eletrônica, evitar eventos políticos e proibido de usar redes sociais. No mandado de prisão do STF, Moraes explicava que Assumção havia descumprindo algumas dessas medidas, como ter usado redes sociais e participado de eventos públicos.

LEIA TAMBÉM:

O g1 ouviu um advogado constitucionalista que reforçou que nenhuma medida produz inelegibilidade, por não ter condenação do deputado.

Ainda segundo o advogado, a soltura não significa absolvição, apenas que o deputado vai responder o processo em liberdade. Enquanto não houver decisão transitada em julgado, ele e qualquer cidadão é presumido inocente.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS