Depois de ter negociações avançadas com o lateral-esquerdo Patric Calmon, o PK, do Cuiabá, o Vitória esbarrou no regulamento da CBF e não poderá inscrever o atleta. Com isso, não haverá confirmação da contratação. A informação foi confirmada pelo ge após ter sido divulgada inicialmente pelo Canal do Dinâmico.
O Rubro-Negro foi notificado pelo Boletim Informativo Diário (BID) da CBF quando tentou registrar o jogador de 29 anos.
Patric Calmon começou a temporada no Ypiranga-RS, onde disputou a Copa do Brasil. Pelo Dourado, o lateral-esquerdo jogou a Série A do Brasileirão.
De acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol, o atleta que disputou dois torneios nacionais não pode disputar um terceiro torneio do mesmo nível por uma terceira equipe.
Pelo regulamento da CBF, o registro e a atuação de um atleta submetem-se às seguintes limitações:
- O atleta somente pode ser registrado por 3 (três) clubes durante uma temporada;
- O atleta que já tenha atuado por 2 (dois) clubes durante uma temporada, em quaisquer das competições nacionais do calendário anual coordenadas pela CBF, não pode atuar por um terceiro clube, mesmo que esteja regularmente registrado.
- As copas regionais e os certames estaduais constituem exceção e não serão computadospara fins dos limites de atuação e de registro fixados nos incisos I e II deste §3º;
- Ressalvado o disposto no art. 5.4 do FIFA RSTP, entende-se por temporada o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano para os fins deste parágrafo;
- O cômputo para o limite de registros constante do inciso I ocorre quando o atleta é inscrito pelo clube em competição nacional coordenada pela CBF e integrante do calendário anual;
- Entende-se por atuar o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o início ou no decorrer da mesma.
PK assinaria vínculo com o Vitória por empréstimo com opção de compra. O jogador está relacionado para a partida do Cuiabá contra o Internacional, neste sábado, no Beira-Rio, pela 17ª rodada da Série A.
Até agora, PK disputou sete partidas com a camisa do Dourado, todas do Brasileirão. A última vez que esteve em campo foi no dia 26 de junho, quando o Dourado foi derrotado pelo Vasco, pela 12ª rodada. Atualmente, o jogador é a terceira opção na posição.
Histórico
Natural de Madre de Deus, na Bahia, Patric Calmon é chamado de PK desde 2017, quando passou pelo Audax Rio, do Rio de Janeiro. Ele acumula passagem por diversos clubes brasileiros, dentre eles Bahia, Treze-PB, Atlético-GO, Londrina e Cianorte.
Em 2022, PK chegou ao Ypiranga-RS, clube em que se destacou e foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Gaúcho. Foram 13 jogos disputados pelo clube, entre estadual e Copa do Brasil, com quatro assistências distribuídas.
Fonte GE Esportes