.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-511hr .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, pode ficar em um quarto igual ao ocupado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no período em que ficou preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Vorcaro foi transferido nesta quinta-feira (19) da Penitenciária Federal de Brasília para o prédio da PF, no centro da capital.
A mudança do local de prisão foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. O motivo da transferência não foi divulgado.
?? O dono do banco Master é investigado por crimes financeiros, além de envolvimento em pagamentos indevidos a agentes públicos e na montagem de uma espécie de milícia privada para monitorar autoridades e perseguir jornalistas.
A unidade da PF na capital federal tem uma carceragem provisória. Mas, assim como Bolsonaro, Vorcaro deve ser mantido em uma “sala de Estado” ? espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.
O espaço tem 12 metros quadrados ? o dobro da metragem da cela da Penitenciária Federal de Brasília.
O “quarto” é formado por uma sala com mesa, cadeira e cama de solteiro e um banheiro privativo. O espaço tem ar-condicionado, janela, armário e um frigobar.
Veja, nas imagens abaixo, o quarto que foi ocupado por Bolsonaro quando ficou no prédio, entre novembro de 2025 e janeiro deste ano:
Veja como é a ‘Sala de Estado’ onde Bolsonaro ficou preso
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-4gsj4 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Transferência e rumor de delação
Vorcaro chegou ao prédio da PF pouco depois das 19h desta quinta (19) em um helicóptero da Polícia Federal. A transferência foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
Na quarta-feira (18), a TV Globo apurou que o advogado de Vorcaro, José Luís Oliveira Lima, procurou a PF para informar sobre o interesse do banqueiro em firmar um acordo de delação premiada.
Questionado pela TV Globo, o advogado de Vorcaro afirmou que não vai comentar o caso neste momento. Segundo ele, a decisão se deve à “sensibilidade do caso”.
Daniel Vorcaro foi preso no início do mês durante a terceira fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal.
No dia 6 de março, ele foi transferido do Complexo Penitenciário de Potim (SP), no interior paulista, para a Penitenciária Federal em Brasília.
Nesta terça-feira (18), a nova defesa de Vorcaro também se reuniu com o ministro André Mendonça, que é o relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF).
O encontrou tratou dos desdobramentos do caso. E, de acordo com relatos, os advogados apontaram ao ministro que uma das possibilidades avaliadas por Vorcaro é uma delação premiada.
Vorcaro é investigado no caso que apura suspeitas de fraudes financeiras ligado ao Master. Uma eventual colaboração poderia trazer novos elementos para o andamento das investigações.
Em investigações anteriores, como as da operação Lava Jato, a transferência de presos que negociavam uma delação premiada foi usada como “sinal de boa vontade” das autoridades.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Fonte G1 Brasília