O senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), disse nesta quinta-feira (13) que não tem nenhum acordo prévio com o governador Mauro Mendes (UB), relacionado à sucessão dele no Palácio Paiaguás, em 2026. Os dois foram reeleitos numa ‘dobradinha’ para Governo do Estado e Senado, respectivamente.
Após a parceria entre Mendes e Fagundes, o senador enfatizou que não esconde o sonho de governar Mato Grosso e, por isso, estaria disposto a encarar um novo pleito em 2026.
“Eu penso. Eu sonho. Qual cidadão não gostaria de ser governador do seu estado? Eu nasci aqui no Mato Grosso e tenho orgulho de ser mato-grossense”, destaca.
Fagundes disputou, em 2018, a cadeira do Palácio Paiaguás em 2018 contra Mauro e acabou derrotado, porém destacou que em 2026, o cenário é totalmente diferente. “Em 2026 é outra história. Não existe compromisso do Mauro de ter que ser ‘esse’ ou ‘aquele’ candidato. Pelo menos é o que ele me disse”, disse Wellington.
Todavia, o senador, que também é presidente do Partido Liberal (PL) em MT, foi categórico ao dizer que os rumos das eleições de 2026 dependerão da execução de um bom trabalho pelo partido nas eleições municipais do ano que vem.
“A candidatura de 2026 passa primeiro por agora. As eleições municipais serão extremamente importantes para que formem a posição de 2026. É claro, queremos estar juntos também, para fazer a sucessão do Mauro”, ressaltou
O PL busca montar um projeto para disputar a Prefeitura de Cuiabá com dois possíveis nomes: o deputado federal e aliado de Mauro Mendes, Abílio Brunini; e o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000, que pertence ao grupo do atual prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB).
Caso Wellington Fagundes dispute de fato às eleições de 2026, poderá também esbarrar em outra situação, desta vez parental: o adiamento do sonho da nora, a deputada Janaina Riva (MDB), que disse no final do ano passado, após ser reeleita com mais de 90 mil votos que esta foi sua última eleição a estadual e, assim como o sogro, deseja se lançar a um cargo majoritário.
Fonte: Isso É Notícia