A independência do Brasil é celebrada em 7 de setembro, data que marca o processo histórico da separação de Portugal que ocorreu há 200 anos, em 1822. Após dois anos de suspensão das comemorações pela pandemia de Covid-19, os estados voltam com os tradicionais desfiles cívico-militares.
Veja abaixo como foram as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em diversas capitais.
Distrito Federal
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
A celebração do 7 de Setembro na capital federal começou com um show de fogos de artificio à meia-noite (veja no vídeo acima). Por volta das 9h começou o tradicional desfile militar na Esplanada dos Ministérios.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou do desfile de 7 de Setembro em Brasília, junto com chefes de Estado de três países de língua portuguesa, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros do governo federal e outras autoridades.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
São Paulo
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Por causa dos 200 anos da data e pela reabertura do Museu do Ipiranga após 9 anos de restauração, neste ano o desfile na capital paulista foi transferido para a Avenida Dom Pedro I, no bairro do Ipiranga, em frente ao Parque da Independência.
É no Museu do Ipiranga que fica o famoso quadro “Independência ou Morte” de Pedro Américo. Saiba o que é real ou não na obra que idealiza este fato histórico.
Pernambuco
Mesmo com chuva e vento forte, as pessoas foram até a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul de Recife, para acompanhar a solenidade que marca as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Ao todo, 1.085 músicos das bandas e fanfarras formadas por estudantes e ex-alunos de 24 escolas da rede estadual de ensino do Grande Recife e da Zona da Mata Norte participaram, além de 112 regentes, coreógrafos e coordenadores.
Bahia
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O cortejo cívico-militar de Salvador conta com tropas das Forças Armadas, policiais, bombeiros, escolas e entidades da sociedade civil.
Ceará
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O desfile de 7 de setembro em Fortaleza reuniu cerca de 8.500 membros representando as Forças Armadas, os órgãos de Segurança Pública, as escolas da rede estadual, municipal e particular, além de milhares de pessoas que comparecem para prestigiar o evento.
Amapá
O desfile cívico-militar aconteceu no Centro de Macapá pela manhã.
Piauí
O desfile em Teresina acontece, como tradicionalmente, na Avenida Marechal Castelo Branco, iniciando sob a ponte Juscelino Kubitschek e encerrando sob a Ponte Estaiada.
De acordo com o coronel Sá Júnior, comandante do Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí, participaram mais de 40 instituições civis e militares, sendo que mais de mil crianças desfilaram.
Santa Catarina
Cidades de Santa Catarina registram eventos oficiais de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil nesta quarta-feira, 7 de setembro. Em Florianópolis, o ato organizado pelo governo e prefeitura da Capital começou às 9h na Avenida Beira-Mar Continental.
Fonte G1 Brasília