REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Ipec: esperança é a reação mais citada diante de possível vitória de Lula ou Bolsonaro

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Dados da última pesquisa Ipec divulgados nesta terça-feira (18) indicam que esperança é a emoção mais citada por eleitores com uma possível vitória de Lula (PT) ou de Jair Bolsonaro (PL). Aparecem também como muito citadas alegria e insegurança.

O instituto pediu aos eleitores que escolhessem no máximo três emoções que sentiriam em uma eventual vitória de Lula ou de Bolsonaro. Veja abaixo o percentual que cada emoção registrou.

O maior percentual aferido na eventual vitória de Lula é esperança, com 38%, seguido por alegria (29%) e insegurança (23%).

Esperança também foi o sentimento mais mencionado em uma possível reeleição de Bolsonaro: 32%. Aparecem depois alegria, segurança e insegurança, todas com 22%.

A taxa dos que dizem sentir indiferença é semelhante para os dois candidatos: 7% em uma vitória de Lula e 8% na reeleição de Bolsonaro.

Entre quem avalia o governo Bolsonaro como ótimo ou bom, o percentual dos que dizem sentir esperança com a reeleição do presidente cresce para 62%, o dos que dizem sentir alegria para para 48% e o dos que dizem sentir segurança para 46%.

Já no grupo que avalia o governo como ruim ou péssimo, o percentual dos que dizem sentir esperança com a vitória de Lula chega a 65% e o dos que dizem sentir alegria 54%.

O sentimento de raiva com o retorno do petista ao Palácio do Planalto foi mencionado por 10% dos entrevistados. Ele cresce entre quem avalia o governo como ótimo e bom (22%) e entre pessoas com renda familiar de mais de cinco salários mínimos (15%).

A reeleição de Bolsonaro provocaria mais raiva percentualmente (17%), com taxas maiores entre moradores do Nordeste (25%) e jovens de 16 a 24 anos (23%).

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS