REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

É feio Lula prometer desmatamento zero na Amazônia, diz MM

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), disse em entrevista à BBC News Brasil antes de embarcar para a cúpula do clima das Nações Unidas (COP-27), no Egito, que “é feio” o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometer desmatamento zero na Amazônia.

De acordo com o chefe do Executivo mato-grossense, é um “atentado contra a nação” não permitir a exploração das “riquezas da floresta”.

“É muito feio um presidente fazer uma proposta que é ilegal. Ele está fazendo uma proposta ilegal […] Nós temos enormes riquezas minerais na região amazônica. Será desmatamento zero? Nós vamos ficar 1 milhão de brasileiros passando fome sem poder explorar essas riquezas. Se o Brasil fizer isso, é um atentado contra nossa própria nação. Nós não podemos cometer um crime contra o nosso país”, disse.

De acordo com o governador, o Brasil faz “mais” que a maioria dos demais países na preservação do meio ambiente. E, apesar de ter piorado todos os seus indicadores ambientais na gestão do atual presidente, não merece, segundo Mendes, ser criticado pela comunidade internacional.

Mas Mauro Mendes diz que vai à COP27 cobrar “respeito ao Brasil” e que os países ricos cumpram a promessa de entregar US$ 100 bilhões por ano para financiamento de ações de combate a mudanças climáticas em nações em desenvolvimento.

“Eu sou contra o desmatamento ilegal. O que eu acho que nós brasileiros não podemos aceitar é que eles fiquem constantemente apontando o dedo para os nossos problemas quando os deles são muito maiores”, disse o governador, em entrevista à BBC News Brasil.

Mendes integra o consórcio de governadores dos nove Estados que abrigam floresta amazônica. Eles vão se reunir com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (16), em Sharm El-Sheikh, no Egito, onde ocorre a conferência da ONU.

Com informações BBC News

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS