Ação educativa e socioemocional junto a estudantes da rede pública e privada, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem mais de 22 anos em Mato Grosso. O tenente-coronel Darwin Salgado Germano que lidera o Proerd-PMMT participou do 11º episódio do podcast ?Conecta Jovem?, que foi ao ar nesta quinta-feira (12.01), e falou sobre uma das iniciativas do projeto: construir um ciclo de confiança entre a autoridade policial e o jovem.
?Nós buscamos trabalhar a prevenção primária desde a infância. Antes da criança ter o primeiro contato com as drogas queremos orientá-la a fazer escolhas seguras e saudáveis para o resto da vida. O nosso objetivo, além de contribuir com a solução de um problema que, infelizmente, está cada vez mais presente em nossa sociedade, é estabelecer uma relação de confiança entre policiais e jovens”, afirma Germano.
Durante a conversa, o coordenador conta que o programa está presente em 60 países e que o currículo do Proerd evoluiu junto com a sociedade. ?Somos referência mundial de maior programa de prevenção às drogas do mundo, não há paramento similar. Formamos três pilares fundamentais na vida do jovem: polícia, escola e família, e saímos daquele modelo acadêmico tradicional e maçante. Aqui em Mato Grosso formamos milhares de crianças por ano, com 60 municípios atendidos e já estamos alcançando, inclusive, aldeias indígenas?, destaca.
O podcast ?Conecta Jovem?, apresentado por Léo Oliveira e Katharina Yamashita, é um programa semanal que trata de assuntos relacionados a juventude. Produzido pela equipe da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) pode ser ouvido nas principais plataformas do Governo de Mato Grosso, no Youtube e Spotify.
Fonte: PM Mato Grosso