Cuiabá será sede do Troféu Brasil de Atletismo 2023, principal evento da modalidade na América Latina. É a primeira vez que o estado de Mato Grosso recebe a competição, que será realizada no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre 6 e 9 de julho
– O Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo já deu o aval para que o evento ocorra em Mato Grosso. Pela primeira vez no Centro-Oeste, será um evento de grande magnitude para o estado, com possibilidades incríveis de apresentarmos nossas capacidades técnicas e operacionais, com cenário de competição de altíssimo nível – disse o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Tomires Lopes.
O Troféu Brasil de Atletismo reúne competidores de todos os estados do país e do Distrito Federal. A edição passada foi realizada no Rio de Janeiro e contou com 753 atletas de 123 agremiações. Este ano estima-se que o número de participantes possa passar de mil. Essa é mais uma chance dos atletas alcançarem índices suficientes para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, em 2023, que ocorre em julho.
Wendell Jerônimo de Souza, atleta da prova de 10 mil metros rasos, destacou a importância de Mato Grosso receber a competição. Um dos grandes nomes do atletismo no estado, ele foi o brasileiro mais bem colocado na Corrida de Reis 2022 – foi vice-campeão, ficando atrás apenas do ugandense Maxwell Kortek Rotich. Também foi o segundo melhor brasileiro da São Silvestre do ano passado. A participação dele está confirmada na Corrida de Reis 2023, no próximo domingo, em Cuiabá.
– O Troféu Brasil de Atletismo realizado em Cuiabá vai trazer grande visibilidade para o esporte e, consequentemente, para os atletas de Mato Grosso. Será um grande momento para o atletismo praticado e desenvolvido aqui. Vamos competir em casa, com nosso público, o que parece ser uma vantagem, mas bom mesmo será vencermos as provas que serão bem disputadas – almeja Wendell.
Fonte GE Esportes