O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), adiou para a próxima semana a instalação da comissão mista que vai analisar a medida provisória da reorganização da Esplanada dos Ministérios.
Randolfe decidiu adiar a abertura do colegiado após um pedido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que, em contrapartida, teria dado apoio para que outras três comissões também sejam instaladas na terça-feira (11) da semana que vem.
?O presidente Arthur Lira me ligou hoje [segunda-feira] fazendo um apelo para adiar a instalação da comissão mista da MP da reestruturação do governo para a semana que vem, porque está difícil de formar quórum com a Semana Santa”, afirmou Randolfe ao blog.
“Foi uma boa conversa, porque ele se mostrou à disposição para instalar todas as quatro comissões mistas na próxima semana, as mais importantes para o governo federal?, acrescentou o líder do governo.
Além da medida provisória da reorganização da Esplanada dos Ministérios, serão instaladas também as comissões mistas das MPs que tratam:
- do aumento do Bolsa Família,
- da retomada do Minha Casa Minha Vida
- e do voto de desempate do Carf, o tribunal da Receita Federal que julga disputas tributárias do governo federal com empresas
O governo trabalha para aprovar essas MPs na Câmara dos Deputados e no Senado Federal até o final do mês de maio.
Em relação às outras nove medidas provisórias editadas pelo governo Lula, nos bastidores o Palácio do Planalto negocia com Arthur Lira a transformação delas em projetos de lei em regime de urgência Constitucional.
No entanto, nesta segunda-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou que essa ideia de substituição de MPs por projetos esteja sendo articulada.
Fonte G1 Brasília