O vereador Cezinha Nascimento (União) apresentou projeto de lei para que sejam instalados detectores de metais, nos acessos a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública municipal de Cuiabá. A medida inclui as creches e escolas de ensino fundamental na área urbana e rural.
Caso seja sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o ingresso de toda e qualquer pessoa em estabelecimento de ensino da rede pública municipal, sem exceção, está condicionada â passagem por uma inspeção visual dos pertences.
A Prefeitura de Cuiabá terá prazo de 180 dias ou o início do período letivo escolar, para que todas as escolas municipais que se enquadrarem e adotarem o uso dos equipamentos.
Conforme o vereador, o uso dos detectores de metal é uma forma de combater a onda de violência nos estabelecimentos de ensino. Professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com instrumentos de ataque como facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos, como já foi divulgado pelos veículos de comunicação.
“Devido a essa alta incongruente do ingresso desses materiais, maus alunos dão seguimento â ações infracionais no interior de estabelecimentos, onde deveriam ser um espaço seguro e eleito do saber. Comprovadamente, fundamentado na experiência em segurança pública, os detectores de metais, reforçados da inspeção dos pertences em aparelhos de Raios-X, reduz a probabilidade da entrada de objetos que sirvam de apoio ao cometimento de tais atos infracionais”, justificou o parlamentar.
A proposta visa também que o detector seja passando não apenas nas pessoas, mas também nos pertences como bolsas e mochilas.
Fonte: Isso É Notícia