O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu na madrugada deste domingo (21) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O encontro aconteceu em Hiroshima, no Japão, no âmbito da cúpula estendida do G7.
Guterres afirmou que apoiará a iniciativa brasileira para formar um grupo de cooperação com os países que possuem grandes florestas, com partes da Amazônia, caso da Indonésia e a República Democrática do Congo.
Lula havia dito isso mais cedo, durante discurso no encontro entre os países convidados e membros do G7 “Rumo a um Mundo Pacífico, Estável e Próspero”.
Guterres afirmou que foros internacionais como o G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia, têm uma grande contribuição a dar. No fim de 2023, o Brasil passará a ocupar a presidência do grupo.
Os líderes também abordaram a necessidade de uma reforma do sistema financeiro internacional, tanto para prevenir futuras crises sistêmicas quanto para ajudar nações em desenvolvimento.
O presidente Lula apresentou ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) o desejo de incluir o português como um dos idiomas de trabalho da ONU. Atualmente, fazem parte o inglês, francês, mandarim, espanhol, árabe e russo.
Saiba mais:
Fonte G1 Brasília