O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) pretende concluir o cadastro da biometria de todos os eleitores do estado até o dia 8 de maio, data que marca o fechamento do cadastro para as eleições deste ano.
Atualmente, o Rio de Janeiro possui cerca de 65% dos seus eleitores cadastrados. A biometria visa a reforçar a segurança do processo eleitoral.
“É fundamental que a gente tenha essa participação da sociedade para termos um passo a mais de segurança”, afirmou o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TRE-RJ.
O desembargador anunciou nesta segunda-feira (22) o lançamento da campanha para o registro da biometria de 100% do eleitorado fluminense.
A campanha #VemPraBiometria visa cadastrar cerca de 4 milhões de eleitores.
?Com a biometria, o processo eleitoral ganha mais segurança ainda do que já tem hoje. Nós começamos esse processo há um bom tempo e temos o fechamento do cadastro em maio”, destacou o desembargador.
Henrique Carlos de Andrade Figueira destacou ainda que, com o cadastro da totalidade dos eleitores, a conferência do processo na hora da votação será mais simples, evitando filas como vistas nas últimas eleições.
Região Metropolitana
Ações itinerantes da Justiça Eleitoral tentarão captar mais eleitores para registrar a biometria. Além disso, as centrais de atendimento e os cartórios eleitorais estarão disponíveis para o cadastro da digital.
De acordo com o desembargador, o maior desafio no momento é o cadastro dos eleitores da Região Metropolitana. Em alguns municípios, cerca de 40% dos votantes precisam ser cadastrados.
Fonte G1 Brasília