REDES SOCIAIS

24°C

Macaé Evaristo defende investigação de assédio sexual com respeito às denunciantes e ‘amplo direito de defesa’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, afirmou nesta segunda-feira (9) que as denúncias de assédio sexual envolvendo o ministério devem ser investigadas com rigor e com o “amplo direito de defesa”. Ela também defendeu respeito à privacidade das denunciantes.

A declaração foi feita após a sua escolha pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suceder o ex-ministro Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6) após ser acusado por mulheres que trabalharam com ele de assédio sexual.

Macaé reforçou a importância de que os órgãos competentes realizem as apurações necessárias. “Quanto às denúncias, é muito importante que os órgãos responsáveis façam as devidas apurações”, afirmou.

A ministra destacou que, além de garantir os direitos dos denunciantes, é essencial que haja a preservação da privacidade e o sigilo dos fatos.

“A ideia é que possamos fazer todo o procedimento necessário, garantindo os direitos das pessoas denunciantes, bem como o amplo e pleno direito de defesa. É muito importante que garantamos a privacidade e o sigilo dos fatos, principalmente das pessoas que foram lesadas”, explicou.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Macaé Evaristo deve tomar posse na próxima semana. A nova ministra tem uma longa trajetória na defesa dos direitos humanos, sendo conhecida por seu trabalho na educação e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

“Recebi um convite muito afetivo do presidente Lula, que diz conhecer minha trajetória de luta pelos direitos humanos e antirracista”, afirmou após ser escolhida.

Ela também disse que Lula pediu a ela intensificação nas ações de direitos humanos.

“A conversa com o presidente Lula foi bastante tranquila. O presidente Lula já conhece o meu trabalho. A grande questão para o presidente Lula é que possamos fortalecer as políticas deste ministério, que é muito importante para a sociedade”, disse a nova ministra.

Macaé Evaristo é professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social e mestre em educação. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação em Belo Horizonte e secretária estadual de Educação em Minas Gerais.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS