O Cuiabá enfrenta a Chapecoense nesta sexta-feira na Arena Condá, às 19h (de Brasília) e às 18h (de MT) pela 8ª rodada da Série B.
O palco do duelo recebeu atenção especial por parte do Dourado. No treino desta quinta-feira em São Paulo, o clube utilizou um dos campos do Palmeiras, que conta com gramado sintético. A preparação visa a adaptação ao piso do estádio catarinense, que neste ano substituiu o gramado natural pelo sintético.
Recentemente, o Cuiabá anunciou a construção de um campo com gramado sintético no CT Manoel Dresch, seguindo o mesmo padrão do Engenhão e do Allianz Parque. Além da Chapecoense, Palmeiras, Botafogo, Santo André e Athletico-PR também utilizam estádios com a grama sintética.
O atacante Juan Christian destacou as dificuldades da partida e a importância de se adaptar ao novo tipo de gramado do estádio catarinense. O Cuiabá tem um dos melhores ataques da competição ao lado do Remo, Avaí e Athletico-PR com 10 gols marcados.
– Vai ser um jogo muito difícil, fora de casa, contra a Chapecoense, um adversário extremamente tradicional na competição. Além disso, tem o gramado, que é diferente do que estamos habituados. Não tem jogo fácil. Tivemos uma derrota inesperada em casa, mas sabemos que a Série B é assim, não dá pra se acomodar – disse o atacante de 24 anos.
– É um gramado que deixa a bola um pouco mais viva. Já joguei na Arena Condá, mas ainda não era sintético. E hoje eu utilizamos o CT do Palmeiras para poder adaptar um pouco mais. É fora do nosso habitual, um tempo mais frio, um campo mais vivo, mas não é desculpa para a gente tentar propor o nosso jogo, o nosso estilo e buscar pontuar lá em Chapecó – completou o jogador.
O duelo também será marcado por reencontros. O técnico Guto Ferreira, comandou a Chapecoense em duas passagens (2015?2016 e 2018). Além dele, o zagueiro Nathan, atuou pela Chape em 2017, e o volante Lucas Mineiro, foi revelado pelo clube catarinense.
Histórico dos confrontos
Em todas as competições, já foram disputados seis jogos entre as duas equipes, com duas vitórias da Chapecoense, um empate e três triunfos do Cuiabá. Dois desses confrontos ocorreram pela Copa Sul-Americana, em 2016, marcando a estreia do auriverde em competições internacionais.
Na ocasião, a Chapecoense eliminou o Cuiabá na primeira fase e avançou até a conquista do título. Aquele ano ficou marcado por uma das maiores tragédias da história do futebol mundial, quando o avião que levava a delegação da equipe para a final da Sul-Americana acabou caindo.
Fonte GE Esportes