O Cuiabá lida com um momento delicado em seu elenco. Dois dos principais líderes do time ? o zagueiro Alan Empereur e o goleiro Mateus Pasinato ? viraram preocupações médicas em meio à disputa intensa por uma vaga no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro.
Capitão da equipe, Empereur sofreu uma lesão no joelho na partida contra o Goiás, pela 17ª rodada, e foi substituído ainda no primeiro tempo. Após exames, foi confirmada a gravidade do problema: o defensor deve ficar afastado por cerca de cinco semanas. Ele ficou fora do confronto contra o América-MG, na vitória por 3 a 1, na Arena Pantanal.
Na quinta temporada pelo Dourado, Alan é peça-chave na defesa e referência dentro e fora de campo. Em 2025, soma 15 jogos e um gol, totalizando 165 partidas com a camisa auriverde.
Nathan assumiu a posição de Empereur na última partida. Guilherme Mariano e Luis Soares são opções de Guto Ferreira para o setor.
Mateus Pasinato
No gol, a situação também é preocupante. Mateus Pasinato, titular absoluto da temporada e jogador com mais tempo em campo pelo Cuiabá, deixou o jogo nos acréscimos da vitória sobre o América após uma trombada aérea com o zagueiro Guilherme Mariano.
Depois do lance, precisou ser substituído, mas como Guto Ferreira já havia feito todas as alterações, o atacante Alisson Safira assumiu a meta nos minutos finais. Pasinato disputou os 31 jogos do Dourado no ano.
Em nota do clube, o goleiro sofreu um trauma no músculo posterior da coxa esquerda, passará por um exame de imagem, nesta sexta-feira, para confirmação de diagnóstico.
Para substituir Pasinato, o Cuiabá conta com Arthur Bittencourt e Guilherme Nogueira. Guilherme Nogueira, na maioria dos jogos, fica no banco de reservas e seria a opção imediata.
O Dourado também tem à disposição o goleiro Felipe, que conquistou o bicampeonato do Mato-Grossense Sub-20 e, desde o início de 2025, integra o elenco profissional.
Outro desfalque recente é o volante Patrick de Lucca, fora dos últimos três compromissos por conta de uma lesão muscular. Ele não atua desde o empate sem gols com o Remo, pela 15ª rodada.
Fonte GE Esportes