O governo do Distrito Federal reabriu neste domingo (27) o acesso de turistas e visitantes à Praça dos Três Poderes, na área central de Brasília.
As grades instaladas na noite de sexta-feira (25), no entanto, permanecem em redor de toda a praça ? que recebe esse nome por ficar entre o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
No sábado (26), o acesso de turistas e visitantes foi restrito. Com a liberação neste domingo, atrações como a Casa de Chá ? cafeteria no subsolo da praça, idealizada por Oscar Niemeyer ? também voltaram a funcionar.
A Polícia Militar do DF confirmou à TV Globo que a circulação pelo espaço foi liberada e não indicou se pretende adotar novas restrições, como revista pessoal, nos próximos dias.
Questionados no local, militares que faziam o patrulhamento afirmaram que estavam vistoriando apenas “mochilas grandes”.
Neste domingo, as grades instaladas pela segurança de cada prédio no Congresso, no STF e no Planalto também estavam mantidas.
Moraes determinou fim de acampamento
Na madrugada deste sábado, após ser intimado pelo ministro Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi até o local para negociar a saída de um acampamento montado no local pelo deputado Hélio Lopes (PL-RJ), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Hélio Lopes montou uma barraca no local na tarde de sexta (25) e usava um esparadrapo na boca ? segundo ele, em protesto contra decisões do Supremo Tribunal Federal.
Outros parlamentares, como o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), também participavam do ato no local. Após negociarem com as autoridades locais, o grupo levantou acampamento e deixou o local já nas primeiras horas do sábado.
Fonte G1 Brasília