REDES SOCIAIS

19°C

Datafolha: 35% culpam Lula pelo tarifaço de Trump; 22% apontam Bolsonaro como responsável

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 35% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o maior culpado pelo tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e o deputado Eduardo Bolsonaro (17%) são, respectivamente, o segundo e o terceiro mais citados como principais responsáveis.

Eduardo (PL-SP) se licenciou do mandato para viver nos Estados Unidos. Ele é investigado por buscar influenciar o governo americano a adotar medidas contra o Brasil. O objetivo é pressionar as autoridades para evitar a condenação do pai, que será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) por articular um golpe de Estado em 2022.

Segundo o Datafolha, 15% apontam o ministro Alexandre de Moraes, do STF, como responsável pelo tarifaço.

A pergunta feita pelo instituto aos entrevistados foi: “Na sua opinião, das figuras brasileiras quem é o principal culpado pela taxa de até 50% imposta pelo governo dos EUA?”.

Veja os números:

  • Lula: 35%;
  • Jair Bolsonaro: 22%;
  • Eduardo Bolsonaro: 17%;
  • Alexandre de Moraes: 15%;
  • Não sabem responder: 7%;
  • Nenhuma das figuras listadas: 3%;
  • Todos ?Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes? são culpados: 1%.

O Datafolha realizou 2.002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, num nível de confiança de 95%.

VEJA TAMBÉM

Peso do voto

A pesquisa também revelou que a percepção sobre o culpado pelo tarifaço varia conforme o voto dos entrevistados na eleição de 2022.

Entre os eleitores de Lula, apenas 11% consideram o petista o principal responsável pelo tarifaço. Nesse grupo, 38% culpam Bolsonaro e 35%, Eduardo.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 58% apontam Lula como culpado pela sobretaxa e 25%, Moraes.

Prisão de Bolsonaro

O Datafolha mostra ainda que 40% dos entrevistados acreditam que, após a decretação da prisão domiciliar de Bolsonaro, Trump tomará medidas que prejudicarão ainda mais a economia brasileira.

Por outro lado, 28% apostam que o republicano não se preocupará com a prisão de Bolsonaro e aceitará negociar medidas que causem menos impacto econômico.

Cerca de 20% dos consultados acreditam que as medidas permanecerão inalteradas, sem ampliar ou reduzir seus efeitos. Por fim, 12% não souberam opinar.

LEIA MAIS

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS