REDES SOCIAIS

You have exceeded the maximum rate limitation allowed on your subscription plan. Please refer to the "Rate Limits" section of the API Documentation for details.

°C

É #FAKE vídeo de Zezé Di Camargo declarando apoio a Lula para eleição de 2026; conteúdo foi criado com inteligência artificial

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o cantor de sertanejo, Zezé Di Camargo, declarando apoio à candidatura de Lula em 2026. É #FAKE.

? O que diz a publicação?

  • Publicado no TikTok no dia 18 de agosto de 2025 no X, o post mostra, na parte de cima, uma foto adulterada por inteligência artificial de Zezé Di Camargo vestindo uma camiseta vermelha do PT e apertando as mãos de Lula. Junto da foto, há a frase “Zezé choca bolsonaristas e declara apoio a Lula em 2026”.
  • Na parte debaixo do mesmo post, há o vídeo do cantor sertanejo, também criado por inteligência artificial, manifestando apoio à reeleição do petista. Confira o áudio: “Com tudo que está acontecendo no Brasil, o Lula e o Alexandre de Moraes…eles estão lutando como quem protege um grande amor. Em 2026, eu sou Lula e eu quero que você curta, comente e compartilhe para que essa mensagem chegue no coração de quem precisa entender.”
  • O texto da publicação ainda diz: “O agro cai em si e com seu jatinho ao fundo, Zezé diz que em 2026 ele é ?@LulaOficial”.
  • Zezé Di Camargo chegou a fazer campanha para Lula nas eleições presidenciais de 2002. O cantor sertanejo declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018 e 2022. Nesta última disputa, fez parte do grupo de artistas sertanejos que visitou Bolsonaro no Planalto, às vésperas do 1º turno.
  • O conteúdo envolvendo o sertanejo se soma a lista de pessoas famosas que tiveram imagens usadas por deepfakes para simular apoio à candidatura de Lula nas eleições presidenciais em 2026. Entre eles estão o cantor sertanejo Gusttavo Lima e o empresário Luciano Hang, ambos casos já checados pelo Fato ou Fake.

?? Por que ela é falsa?

Foto e vídeo atribuído ao cantor sertanejo foram analisados por ferramentas de detecção de IA. Resultado: tanto a foto quanto o vídeo foram criados a partir do recurso. No vídeo original, utilizado para produzir o deepfake, Zezé Di Camargo convida seus fãs a assistir o seu show na cidade de Uberlândia (MG) e não toca em temas políticos.

  • O Fato ou Fake analisou o registro viral pelo Was It AI e DecopyAI, ferramentas que detecta o uso de IA em imagens e áudios, para analisar os dois formatos de mídia usados no post viral.
  • Quanto à imagem de Zezé vestindo camiseta do PT: o “Was It AI” diagnostica “ter grande certeza de que a imagem ter sido criada por IA”(veja abaixo)

  • Quanto ao vídeo de Zezé manifestando apoio à Lula: o DecopyAI deu uma probabilidade de 67,3% do vídeo ter sido gerado por IA. Segundo a ferramenta, o fato da “face apresentar pixelização leve e suavização artificial, com barba e bigode pouco definidos, os óculos de sol terem reflexos borrados e inconsistentes, sugerindo edição ou geração por IA, e o fundo mostrar cores planas e sombras desalinhadas” revelam o uso do recurso no conteúdo (veja abaixo)

  • Para encontrar o vídeo original, o Fato ou Fake selecionou uma imagem estática do vídeo e submeteu ela ao Google Lens. Essa ação permite identificar publicações mais antigas do material na internet.
  • A pesquisa apontou para uma publicação feita no dia 22 de março de 2025 no perfil oficial do Instagram do cantor. Nela, Zezé Di Camargo fala que chegou em Uberlândia para o show que faria naquela noite; não há menção qualquer a temas políticos: “Acabei de aterrissar em Uberlândia, fazia tempo que eu não vinha para cá, adoro Uberlândia. Eu já fiquei tantas vezes no hotel Presidente ali no centro. Agora não sei em qual hotel eu vou ficar, mas enfim, estamos aqui para uma noite especial, trazendo pela primeira vez meu show ‘”Rústico”, que é um show que eu faço sozinho (…)”.
  • Não há registros públicos recentes que sinalizem uma mudança de visão política do sertanejo, que apoiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 e 2022.

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS