REDES SOCIAIS

36°C

É #FAKE foto que mostra Tyler Robinson, acusado pela morte de Charlie Kirk, usando camiseta com nome de Trump e inscrição ‘Maga’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra Tyler Robinson, acusado de matar o ativista americano Charlie Kirk, vestindo uma camiseta com o nome do presidente Donald Trump, a inscrição “Make America Great Again” e uma bandeira dos Estados Unidos. É #FAKE.

? Como é a publicação falsa?

  • A imagem circula amplamente desde quinta-feira (12) em redes sociais como X, Threads, Instagram e Reddit. Uma das legendas diz (em português): “Surpreendendo zero pessoas, o cara que matou o Charlie Kirk era outro trumpista doente”.
  • A foto ? que foi manipulada (veja mais abaixo) ? mostra o Tyler Robinson em pé, diante de uma cama, usando um boné e vestindo uma camiseta com a bandeira dos Estados Unidos e as inscrições “Trump”, “Make América Great Again”. Essa expressão (“Tornar a América Grandiosa Novamente”), que rendeu o slogan “Maga”, é um lema da campanha do presidente Donald Trump desde 2016.
  • A imagem fake passou a circular no mesmo dia em que o jovem de 22 anos foi detido pela polícia.
  • Charlie Kirk, um influenciador republicano de 31 anos e aliado de Trump, morreu dois dias antes, após ser baleado no pescoço enquanto falava em um evento na Universidade Utah Valley.

?? Por que a publicação é falsa?

A imagem da camiseta não é autêntica. Trata-se de uma manipulação digital criada a partir de uma foto real extraída do perfil de Tyler Robinson no Facebook e reproduzida em veículos de imprensa americanos. Na versão verdadeira, a camiseta do jovem não nenhuma estampa (veja abaixo).

Nesta terça-feira (16), Robinson foi indiciado pela Justiça americana por homicídio qualificado ? caso seja condenado, poderá pegar pena de morte. Na audiência, ele permaneceu em silêncio.

No mesmo dia, autoridades dos Estados Unidos divulgaram documentos segundo os quais o jovem confessou o crime, em uma troca de mensagens com a namorada.

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS