REDES SOCIAIS

26°C

É #FAKE que ‘islâmicos’ atearam fogo em igreja no Canadá; incêndio foi acidental

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo de uma igreja pegando fogo no Canadá ? e a legenda diz que “islâmicos” foram os responsáveis pelo incêndio. É #FAKE.

? O que diz a publicação mentirosa?

  • Publicado em 4 de setembro no TikTok, onde já teve mais de 20 mil visualizações, o post exibe um vídeo real de uma igreja em chamas, gravado de um estacionamento de frente ao local.
  • O texto da publicação, escrito em inglês, diz: “Basílica de Notre-Dame é alvo de incêndio em Montreal. Mais uma igreja foi incendiada em Montreal, na província de Quebec. O caso mais recente atingiu a histórica Basílica de Notre-Dame. Desde 2021, mais de cem templos cristãos já foram queimados ou vandalizados em diferentes cidades canadenses. O episódio reacende preocupações sobre ataques contra o cristianismo no país. Até o momento, autoridades locais não se pronunciaram oficialmente sobre o caso”.
  • A mensagem mente não apenas ao dizer que a igreja vista no vídeo seja a Catedral de Notre-Dame de Québec, mas também ao atribuir o evento a um ataque de “islâmicos” ? na verdade, o incêndio foi acidental (leia mais abaixo).

?? Por que isso é mentira?

O vídeo do incêndio é real ? e não uma fake produzida por inteligência artificial (IA) ?, mas o texto do post engana ao dizer que “islâmicos” causaram o incidente e ao afirmar que a igreja no vídeo seja a Basílica de Notre-Dame, em Montreal.

  • Para encontrar o vídeo usado no post viral, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVID e fragmentou o conteúdo em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por algumas dessas “fotos” no Google Lens. Essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.
  • A pesquisa indicou que os vídeos são de 3 de outubro de 2024 e remetem, na verdade, ao incêndio da igreja de Notre-Dame-des-Sept-Allées, localizada na cidade de Trois-Rivières, a 140 quilômetros da basílica de Montreal.

Em nota oficial divulgada à época do episódio, o Corpo de Bombeiros do município de Trois-Rivières descartou uma possível motivação criminosa para o incêndio, indicando que “a causa do incêndio foi acidental e ocorreu em meio aos trabalhos de restauração do teto da igreja”.

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS