O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), reuniu-se nesta terça-feira (4) com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Relator temporário de uma ação que definiu condições para operações policiais em favelas do Rio (ADPF das Favelas), Moraes discutiu com Alcolumbre a crise na segurança pública fluminense.
Segundo apurou o g1, os dois também trataram de mudanças na legislação penal do país e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada nesta terça para investigar organizações criminosas.
Perguntado sobre o encontro, o presidente do Senado confirmou que o encontro serviu para discutir a segurança pública do país. “Com certeza. Com certeza foi sobre segurança”, disse Alcolumbre aos jornalistas.
Megaoperação
O ministro do STF esteve no Rio de Janeiro nesta segunda (3). Por lá, ele se reuniu com autoridades do estado, entre as quais o governador Claudio Castro (PL).
Moraes tem cobrado explicações do governo fluminense a respeito de uma megaoperação contra o Comando Vermelho na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Realizada na última semana, a ação deixou 121 pessoas mortas, segundo dados oficiais. O número é o maior já registrado em uma operação policial no Rio.
A operação, segundo o documento, mobilizou 2.500 agentes de segurança pública. O governo estadual disse que a ação foi precedida de preparo e investigação.
Ao STF, o governo do Rio também defendeu que a operação seguiu parâmetros de legalidade e que o confronto foi concentrado em área de mata para evitar riscos à população.
Na manifestação, o governo também sustentou que não houve mortes de “pessoas não pertencentes à organização criminosa”.
Fonte G1 Brasília