REDES SOCIAIS

24°C

A nova ‘Lei dos Netos’ que facilita cidadania europeia para descendentes de espanhóis

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Uma nova lei, publicada na quinta-feira (20) no Diário Oficial da Espanha e chamada oficialmente de Lei da Memória Democrática, está sendo apelidada de “Lei dos Netos” por muitos veículos de comunicação.

Isso porque a nova legislação estende o acesso à nacionalidade espanhola a milhares de descendentes de espanhóis nascidos no exterior.

O regulamento estende as condições estipuladas na lei aprovada pela Espanha em 2007, que estabelecia a possibilidade da aquisição da nacionalidade por filhos de mãe ou pai de origem espanhola.

O benefício também poderia ser passado para os netos, desde que esses fossem menores de idade.

Com a mudança, porém, netos maiores de idade e familiares de vítimas da Guerra Civil Espanhola e do subsequente governo militar de Francisco Franco também podem ser beneficiados.

A nova lei facilita a obtenção de passaporte espanhol para três grupos:

O documento especifica que este procedimento deve ser formalizado no prazo de dois anos a contar da entrada em vigor da lei.

“No final deste período, o Conselho de Ministros pode acordar em prorrogá-lo por um ano”, diz o texto.

Sem período preparatório

A nova lei foi aprovada pelo Senado espanhol com 128 votos a favor, 113 contra e 18 abstenções.

Até sua aprovação, os netos de espanhóis cujos pais, nascidos fora da Espanha, obtiveram a nacionalidade tinham as seguintes restrições de idade para acessar a cidadania:

A imprensa latino-americana, como o jornal Clarín da Argentina, destaca que, diferentemente da lei de 2007, que estabeleceu um prazo adicional para processar a nacionalidade espanhola até que os órgãos oficiais estivessem preparados para receber os novos pedidos e não está mais em vigor, a legislação vigente não criou nenhum período para preparação dos interessados.

Segundo especialistas em imigração, os países de onde se espera o maior número de requerimentos de cidadania a partir da mudança na legislação são Argentina, Cuba e México. Mas brasileiros que se enquadram nos novos requisitos também podem fazer a sua solicitação.

A imigração espanhola para o Brasil ocorreu em distintos momentos da história nacional, mas a principal onda se deu no final do século XIX e início do século XX.

Porém, durante a década de 1930, com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, o afluxo de espanhóis ao Brasil também aumentou, principalmente com a vinda dos derrotados pelas forças franquistas.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS