REDES SOCIAIS

24°C

A três dias da eleição, Bolsonaro edita MP que estende prazo para pagamento de empréstimos tomados por pequenas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quinta-feira (27) uma medida provisória que estende para 72 meses ? 6 anos ? o prazo para pagamento das operações do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

A medida foi tomada pelo governo federal a três dias do 2º das eleições. Bolsonaro tenta a reeleição pelo PL e, nos últimos meses, se empenhou para aprovar medidas que, por exemplo, baixassem o preço dos combustíveis e impostos, e aumentassem os valores dos benefícios sociais. Especialistas já alertaram para um possível efeito negativo para as contas públicas em 2023.

A nova regra foi publicada em edição extra do ?Diário Oficial da União? (DOU). Até então, o valor poderia ser dividido em até 48 parcelas.

Em nota, o Ministério da Economia informou que as taxas de juros não foram alteradas, mais ainda serão reguladas pela pasta.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o objetivo da medida é “a preservação das empresas de pequeno e médio porte afetadas pelas medidas sanitárias de combate à Covid-19, a manutenção dos empregos e a redução da demanda de amparo por trabalhadores desempregados, assim como a retomada econômica mais rápida no pós-Covid?.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O programa

O Pronampe foi criado em maio de 2020 para socorrer, por meio de empréstimos com menores taxas de juros, micro e pequenos empresários afetados pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

Em junho de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que tornou o Pronampe um programa permanente.

O programa sofreu alterações em maio deste ano, passando a incluir microempreendedores individuais (MEIs).

Segundo o Ministério da Economia, existem 13 milhões de MEIs e 5,5 milhões de micro e pequenas empresas.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS