REDES SOCIAIS

26°C

Alckmin sanciona com vetos lei que dá vantagem ao governo em caso de empate no Carf

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O governo federal sancionou com vetos, nesta quinta-feira (21), a lei que determina o retorno do voto de qualidade no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Na prática, a lei dá mais poder à União e a equipe econômica estima a possibilidade de arrecadar até R$ 50 bilhões com a medida.

O texto foi sancionado pelo vice-presidente e presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) ? pela viagem de Lula à ONU. Segundo o texto, os casos de julgamento com empate terão voto decisivo (voto de qualidade) dos presidentes das turmas da Câmara Superior de Recursos Fiscais, das câmaras, das suas turmas e das turmas especiais.

Esses cargos são indicados pela União e ocupados por representantes da Fazenda, conforme determina lei de 1972.

A lei foi aprovada no Senado em 30 de agosto e aguardava sanção presidencial. À época, os senadores não mudaram o conteúdo da versão aprovada pela Câmara em julho.

Alckmin sancionou trecho da lei que exclui multas e cancela representações fiscais em casos de crimes contra a ordem tributária e contra a previdência social se o processo no Carf for resolvido à favor da Fazenda pelo voto de qualidade.

[Esta reportagem está em atualização]

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS