REDES SOCIAIS

23°C

Alcolumbre promete instalação de comissões do Senado já na terça; veja como está divisão de forças políticas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

As Comissões do Senado devem ser instaladas já na próxima terça-feira (4). Foi o que o senador Davi Alcolumbre (União-AP), provável novo presidente do Senado, anunciou aos ministros Alexandre Padilha e Fernando Haddad em jantar no apartamento do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP). Senadores já dão como certa a vitória de Alcolumbre e avaliam que ele pode receber cerca de 70 dos 81 votos.

Os comandos das principais comissões do Senado já foram divididas no acordo para a composição da chapa de Alcolumbre. O PSD, que tem a maior bancada com 15 senadores, ficará com a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa. O presidente da CCJ será o senador Otto Alencar (PSD-BA). Ele é aliado do governo federal e ocupou o cargo de líder do governo no Senado durante licença médica do líder Jaques Wagner (PT-BA).

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O PSD terá também a presidência de outra comissão importante: a de Relações Exteriores. Nesta, a presidência será de Nelsinho Trad (PSD-MS). A comissão tem a função de sabatinar candidatos ao cargo de embaixador.

O PL, com 14 senadores, terá a presidência da Comissão de Infraestrutura e também da de Segurança Pública. Marcos Rogério (PL-RO) presidirá a pasta da Infraestrutura. E Flavio Bolsonaro (PL-RJ) será o presidente da de Segurança. Como adiantou o Blog do Gerson Camarotti, o ex-presidente Jair Bolsonaro entrou nas negociações para que o partido fizesse parte da chapa de Alcolumbre. Em troca, negociou ?carta branca? para a atuação do PL nas comissões que preside. Isso inclui não engavetar requerimentos de informação ao governo e convite ou convocação de ministros.

Já o MDB, com 11 senadores, terá as presidências da Comissão de Assuntos Econômicos e também da de Assuntos Sociais. Renan Calheiros (MDB-AL) ficará à frente da Comissão de Assuntos Econômicos. E Marcelo Castro (MDB-PI) presidirá a de Assuntos Sociais.

O PT, que tem nove senadores, ficará com a Comissão de Educação. A presidência caberá a Teresa Leitão (PT-PE). O partido terá ainda a presidência da Comissão de Meio Ambiente. Este colegiado era estratégico para evitar que nomes de oposição assumissem a pasta no ano da COP-30. A expectativa é de que o Meio Ambiente tenha como presidente Fabiano Contarato (PT-ES).

O União Brasil, do provável presidente do Senado Davi Alcolumbre, assumirá a Comissao de Desenvolvimento Regional e Turismo. A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) deve presidir o colegiado. Pesou a boa relação que ela tem com o ministro da área, Waldez Goes (PDT-AP).

A Comissão de Direitos Humanos ficará com o Republicanos. A presidência até o momento deve ficar com Damares Alves (REP-DF), que foi ministra da área. Damares é conhecida por posicionamentos contraditórios em relação a algumas questões tratadas pela pasta. Lideranças do PT perguntadas sobre por que o partido não assumiu uma comissão considerada estratégica por correntes do partido disseram que ?é preciso respeitar a proporcionalidade? e que ?o partido não pode presidir todas as comissões?.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS