REDES SOCIAIS

33°C

Análise: Cuiabá volta a apresentar fragilidades defensivas e amplia lista de problemas na Série A

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Restando oito jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, a situação do Cuiabá fica mais delicada a cada rodada. O time patina na tabela de classificação, vive com dificuldades para marcar gols e tem tido fragilidades recentes na defesa, além de problemas extracampo envolvendo medalhões do elenco. Contra o Bragantino, pela 30ª rodada, um pouco de cada tópico apresentou-se como ingrediente na derrota de virada fora de casa.

Com desfalques na lateral-esquerda, António Oliveira escalou o time novamente com quatro defensores, após seis rodadas seguidas utilizando três zagueiros. Igor Cariús iniciou o confronto, mas se lesionou e deu lugar a João Lucas, improvisado na posição.

Em um desenho tático em 4-3-3, o Cuiabá começou a partida com jogadores de boa dinâmica ofensiva e velocidade pelos lados do campo. Conseguia chegar com perigo na meta do Massa Bruta, mas cedia espaço nas rápidas transições do time mandante. Com três homens no meio-campo e pouca compactação, deixou o Bragantino criar boas oportunidades antes de sofrer o gol.

Aos 34 minutos, Deyverson converteu pênalti sofrido por André Luís para colocar o Dourado à frente. O atacante poderia ter sido o herói auriverde, mas perdeu a melhor oportunidade da equipe após o gol, ao ficar diante de Cleiton e finalizar em cima do goleiro.

A falta de atenção da linha defensiva cuiabanista resultou no empate. O Bragantino cobrou rapidamente uma falta na intermediária, João Carlos rebateu nos pés do atacante adversário, que só teve o trabalho de empurrar pro fundo do gol. Falha coletiva, em um momento do campeonato em que errar pode ser fatal.

No segundo tempo, uma sucessão de erros gerou a virada no Nabi Abi Chedid. Assim como em outras partidas, o Cuiabá desmoronou depois de ficar atrás no marcador. António Oliveira fez alterações de peças e sistema, mas a equipe pouco criou em busca do empate.

Se até pouco tempo atrás o principal problema auriverde era marcar gols, recentemente o Dourado vem sendo vazado com maior frequência – são oito tentos sofridos em cinco partidas.

Além disso, problemas extracampo afetaram o clube às vésperas do confronto válido pela 30ª rodada. O centroavante André Felipe teve seu contrato rescindido e Rodriguinho não foi relacionado para o jogo por motivos disciplinares.

A situação se mostra complicada quando o time precisa somar, no mínimo, doze pontos de 24 em disputa até a 38ª rodada, mas conseguiu apenas onze dos últimos 42 em jogo – duas vitórias e cinco empates no recorte de 14 duelos.

Na próxima rodada o Cuiabá volta a jogar com o apoio da torcida. O Auriverde recebe o Flamengo, neste sábado, às 18h (de MT), na Arena Pantanal, pela 31ª rodada. A equipe liderada por António Oliveira tem 30 pontos, e já está distante de times que ocupam a 14ª colocação em diante.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS