REDES SOCIAIS

26°C

Após pressão, Alcolumbre recua, e Pacheco avisa a Carlos França PEC das Embaixadas será votada só depois do recesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que a votação de uma proposta que altera a Constituição para permitir a deputados e senadores assumir o cargo de embaixador sem perder o mandato ficará para depois do recesso.

França disse ao blog que demonstrou preocupação com a votação da PEC prevista para semana que vem, e que ia cancelar sua agenda em Nova York para antecipar seu retorno ao Brasil.

?Pacheco, então disse que posso ficar tranquilo, que vai ficar para depois do recesso. Ele disse que os senadores, Davi [Alcolumbre, que fez a proposta] e Pacheco conversaram e que a PEC vai ser pautada só depois do recesso?, disse o chanceler ao blog.

?Estou muito agradecido ao Pacheco e à sensibilidade de Alcolumbre?, ressaltou.

Atualmente, a Constituição autoriza parlamentares a assumir, por exemplo, como ministros de Estado ou secretários estaduais sem perda do mandato – mas não assumir embaixadas. Eles podem apenas ser chefes de missão diplomática, desde que temporária.

Questionado sobre possibilidades de retirar a PEC da pauta, França disse apenas que ?é prerrogativa do Congresso, mas vamos conversar e debater mais?.

O ministro está na Indonésia na cúpula ministerial dos chanceleres do G20. De lá, ele parte para Nova York, onde cumpre agenda com o secretário-geral da ONU, António Guterres. A reunião deve tratar de segurança alimentar no Brasil.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS