O deputado Carlos Bezerra, presidente do MDB em Mato Grosso, reassume o mandato na Câmara a partir de hoje (15), depois de uma licença de 135 dias. Nesse período, sua vaga esteve ocupada pelo deputado Valtenir Pereira, primeiro suplente, também do MDB.
Em março deste ano, Bezerra decidiu tirar licença na Câmara Federal para se dedicar à agenda das campanhas eleitorais do partido para o pleito deste ano.
Esta foi a terceira vez que Valtenir assumiu como primeiro suplente no lugar de Carlos Bezerra. Pereira exerceu mandato na Câmara, como titular, em 2007-2011, 2011-2015 e 2015-2019.
Cassação revogada
O deputado que havia sido acionado por arrecadação e gastos ilícitos de recursos durante a campanha eleitoral de 2018, ainda teve o seu pedido de cassação revogado no dia 29 de junho deste ano. O ministro Mauro Campbell Marques, em decisão monocrática, anulou o processo e acatou o recurso, do cacique.
Na ocasião. O magistrado explicou que as supostas irregularidades não se apresentaram líquidas, visto que, elas foram devidamente declaradas por Bezerra, que indicou o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), como fonte de custeio.
Na prestação de contas, Bezerra declarou o total de R$ 1,7 milhão de despesas e R$ 1,8 milhão de doações recebidas durante o pleito de 2018.
Fonte: Isso É Notícia