O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (27) boletim em que aponta que o aumento na frota e de “serviços de tele-entregas, em sistemas de trabalhos precarizados e sem nenhuma garantia ou direito ao trabalhador” levou ao crescimento nos acidentes de trânsito com motociclistas em todo o país.
Segundo o documento, entre 2011 e 2021, o número de internações envolvendo motociclistas acidentados cresceu de 70.508 para 115.709 – o equivalente a 13 internações por hora. Só em 2021, o custo destas internações para o SUS foi de R$ 167 milhões.
(function () {
const chartData = {“APIDocumentID”:”fd9f2eb9-1f29-4393-af8c-41fa820abb3d”,”options”:{“categories”:[“2011″,”2012″,”2013″,”2014″,”2015″,”2016″,”2017″,”2018″,”2019″,”2020″,”2021″],”credits”:”Ministu00e9rio da Sau00fade”,”data”:[{“name”:””,”value”:[“3,9″,”4,1″,”4,4″,”4,8″,”4,9″,”5,1″,”5,1″,”5,2″,”5,5″,”5,5″,”6,1″]}],”labels”:false,”numberOfMarkers”:11,”subtitle”:””,”title”:”Taxa de internau00e7u00f5es de motociclistas no SUS”,”yAxisTitle”:”Taxa de internau00e7u00e3o (10 mil hab.)”},”svg”:”%3Csvg xmlns:xlink=u0027http://www.w3.org/1999/xlinku0027 version=u00271.1u0027 class=u0027highcharts-rootu0027 style=u0027font-family:%26quot%3Bopensans%26quot%3B%2C %26quot%3Bopen sans%26quot%3B%2C %26quot%3Bhelvetica%26quot%3B%2C %26quot%3Bverdana%26quot%3B%3Bfont-size:12px%3Bcolor:%23333333%3Bfill:%23333333%3Bu0027 xmlns=u0027http://www.w3.org/2000/svgu0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 viewBox=u00270 0 600 400u0027%3E%3Cdesc%3ECreated with Highcharts 5.0.9%3C/desc%3E%3Cdefs%3E%3CclipPath id=u0027highcharts-69t7ty0-6u0027%3E%3Crect x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027536u0027 height=u0027353u0027 fill=u0027noneu0027%3E%3C/rect%3E%3C/clipPath%3E%3C/defs%3E%3Crect fill=u0027transparentu0027 class=u0027highcharts-backgroundu0027 x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 rx=u00270u0027 ry=u00270u0027%3E%3C/rect%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-backgroundu0027 x=u002754u0027 y=u002710u0027 width=u0027536u0027 height=u0027353u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-xaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 102.5 10 L 102.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 150.5 10 L 150.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 199.5 10 L 199.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 248.5 10 L 248.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 297.5 10 L 297.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 345.5 10 L 345.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 394.5 10 L 394.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 443.5 10 L 443.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 492.5 10 L 492.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 540.5 10 L 540.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 589.5 10 L 589.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 53.5 10 L 53.5 363u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-yaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 54 363.5 L 590 363.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 54 304.5 L 590 304.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 54 245.5 L 590 245.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 54 187.5 L 590 187.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 54 128.5 L 590 128.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 54 69.5 L 590 69.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 54 9.5 L 590 9.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-borderu0027 x=u002754u0027 y=u002710u0027 width=u0027536u0027 height=u0027353u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-xaxis u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 102.5 363 L 102.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 150.5 363 L 150.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 199.5 363 L 199.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 248.5 363 L 248.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 297.5 363 L 297.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 345.5 363 L 345.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 394.5 363 L 394.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 443.5 363 L 443.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 492.5 363 L 492.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 540.5 363 L 540.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 590.5 363 L 590.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 53.5 363 L 53.5 373u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 54 363.5 L 590 363.5u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-yaxis u0027%3E%3Ctext x=u002711.484375u0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(270 11.484375 186.5)u0027 class=u0027highcharts-axis-titleu0027 style=u0027color:%23333%3Bfont-weight:bold%3Bfont-size:12px%3Bfill:%23333%3Bu0027 y=u0027186.5u0027%3E%3Ctspan%3ETaxa de interna%C3%A7%C3%A3o (10 mil hab.)%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 d=u0027M 54 10 L 54 363u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-series-groupu0027%3E%3Cg class=u0027highcharts-series highcharts-series-0 highcharts-line-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(54%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027url(%23highcharts-69t7ty0-6)u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 d=u0027M 24.363636363636 305.93333333333334 L 73.090909090909 282.40000000000003 L 121.81818181818 247.09999999999997 L 170.54545454545 200.03333333333336 L 219.27272727273 188.26666666666662 L 268 164.73333333333338 L 316.72727272727 164.73333333333338 L 365.45454545455 152.96666666666664 L 414.18181818182 117.66666666666666 L 462.90909090909 117.66666666666666 L 511.63636363636 47.06666666666672u0027 class=u0027highcharts-graphu0027 stroke=u0027%23EC473Cu0027 stroke-width=u00272u0027 stroke-linejoin=u0027roundu0027 stroke-linecap=u0027roundu0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-markers highcharts-series-0 highcharts-line-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(54%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027noneu0027%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 28 306 A 4 4 0 1 1 27.99999800000017 305.99600000066664 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 77 282 A 4 4 0 1 1 76.99999800000016 281.99600000066664 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 125 247 A 4 4 0 1 1 124.99999800000016 246.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 174 200 A 4 4 0 1 1 173.99999800000018 199.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 223 188 A 4 4 0 1 1 222.99999800000018 187.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 272 165 A 4 4 0 1 1 271.9999980000002 164.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 320 165 A 4 4 0 1 1 319.9999980000002 164.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 369 153 A 4 4 0 1 1 368.9999980000002 152.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 418 118 A 4 4 0 1 1 417.9999980000002 117.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 466 118 A 4 4 0 1 1 465.9999980000002 117.99600000066667 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027%23EC473Cu0027 d=u0027M 515 47 A 4 4 0 1 1 514.9999980000001 46.99600000066666 Zu0027 class=u0027highcharts-pointu0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-xaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u002778.36363636363636u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2011%3C/text%3E%3Ctext x=u0027127.09090909090908u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2012%3C/text%3E%3Ctext x=u0027175.8181818181818u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2013%3C/text%3E%3Ctext x=u0027224.54545454545453u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2014%3C/text%3E%3Ctext x=u0027273.27272727272725u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2015%3C/text%3E%3Ctext x=u0027322u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2016%3C/text%3E%3Ctext x=u0027370.72727272727275u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2017%3C/text%3E%3Ctext x=u0027419.45454545454544u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2018%3C/text%3E%3Ctext x=u0027468.1818181818182u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2019%3C/text%3E%3Ctext x=u0027516.9090909090909u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2020%3C/text%3E%3Ctext x=u0027565.6363636363636u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027383u0027 opacity=u00271u0027%3E2021%3C/text%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-yaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u002739u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027368u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E3%2C5%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002739u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027309u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E4%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002739u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027250u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E4%2C5%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002739u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027191u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E5%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002739u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027132u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E5%2C5%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002739u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002773u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E6%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002739u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002715u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E6%2C5%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3C/svg%3E”,”themes”:{“colors”:[“#EC473C”,”#9C3866″,”#FB7B82″,”#FEA44D”,”#B76FB5″,”#62BDE1″,”#55B46F”,”#3279BD”,”#8F91B1″,”#F7CE6A”]},”type”:”line”};
window.ShowChart = window.ShowChart || [];
window.ShowChart.push({
key: “6etob”,
type: chartData.type,
colors: chartData.themes.colors,
options: chartData.options
});
})();
O boletim mostra que as mortes em acidentes de trânsito caíram no período, de 43.256 para 31.468. Mas entre os motociclistas o número permaneceu estável, passando de 11.485 para 11.115 — o que elevou a participação dos motociclistas nos óbitos de 26,6 para 35,3%.
Para o ministério, uma questão relevante para o problema envolve o aumento no tamanho da frota de motocicletas, que cresceu de 18,4 milhões em 2011 para 30,3 milhões em 2021. E o aumento da frota, segundo a Saúde, está ligado a novas condições de trabalho, principalmente após a pandemia de Covid.
“Esta tendência, que se agravou após a pandemia em 2020, guarda relação com crises estruturais do transporte público, demandas por serviços de tele-entregas, em sistemas de trabalhos precarizados e sem nenhuma garantia ou direito ao trabalhador, somada às vantagens que estes veículos apresentam, do ponto de vista individual (tráfego fácil, estacionamento, baixos custos de aquisição e manutenção)”, diz o documento.
Questão social
Segundo as estatísticas do ministério, 88,1% das vítimas fatais dos acidentes em 2021 eram homens, 64,9% eram negros e cerca de 40% tinham menos de 30 anos.
Os dados também mostram uma situação de desigualdade regional na mortalidade dos acidentes. Enquanto a taxa nacional foi de 5,7 mortes/100 mil habitantes em 2021, o Piauí registrou uma taxa de 17,6, com Mato Grosso (14,7) e Tocantins (13,8) completando os estados com as piores taxas.
José Montal, médico de tráfego e diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) diz que a situação é uma “carnificina”. “Não é um Brasil só: tem um Brasil mais pobre, que é onde este público, essas vítimas preferenciais estão”, diz ele, que vê na questão social um fator relevante e que não pode ser desprezado.
“Por ocasião da pandemia, o motofretista virou um herói. Ele é que nos provia de alimentos, notícias, documentos, de vida. Eles se tornaram imprescindíveis, circulavam onde a presença do automóvel foi reduzida drasticamente e o ganho dele está relacionado à pressa e à velocidade. E a velocidade é o maior vilão do trânsito, que não só causa o acidente como agrava o acidente.”, explica Montal.
Estratégias de comunicação
O médico destaca que nestas populações mais vulneráveis é mais comum a circulação sem capacete e sem habilitação, o que torna fundamental a forma como o tema é tratado pelo governo.
“A comunicação do MS [Ministério da Saúde] precisa ter uma expertise nesse sentido de atingir esse público-alvo que está morrendo muito forte. Precisa do ponto de vista de identificar o discurso, o público-alvo, como alcança. Sem conversar com eles fica difícil de achar uma maneira de convencê-los a ter um comportamento diferente”, avalia.
No boletim, o ministério também destaca a relevância da questão. Algumas das recomendações do estudo são:
- ações que “regulem as atividades profissionais de motociclistas considerando a adoção de jornadas de trabalho adequadas”;
- “incluir ações que fortaleçam o uso de capacete conforme disposto em legislação específica”;
- “aprimorar campanhas para identificar segmentos preferenciais a serem abordados, aprofundar a análise sobre seus comportamentos e universos de valores, elencando o modo mais eficaz de comunicar riscos a grupos mais vulneráveis à essas lesões, jovens, de menor escolaridade, homens, trabalhadores e motociclistas.”
Fonte G1 Brasília