O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou à Argentina a decisão de deixar a custódia da embaixada do país na Venezuela. A gestão da presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, também foi informada.
A pedido do presidente argentino, Javier Milei, o Brasil assumiu a representação diplomática da Argentina na Venezuela em agosto de 2024, após o então presidente venezuelano Nicolás Maduro expulsar os diplomatas argentinos do país.
À época, o Itamaraty informou que assumiria a representação dos interesses e cidadãos argentinos e peruanos no território venezuelano passa a ser feita pela Embaixada do Brasil em Caracas.
“O Governo da República Bolivariana da Venezuela e o Governo da República Federativa do Brasil informam que chegaram a acordo para que a custódia dos locais das Missões Diplomáticas da República Argentina e da República do Peru, incluindo seus bens e arquivos, bem como a representação de seus interesses e de seus nacionais em território venezuelano, sejam representadas, a partir de 5 de agosto de 2024, pela Embaixada da República Federativa do Brasil em Caracas”, dizia a nota conjunta de agosto de 2024.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-ade2e .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Alegações
Diplomatas ouvidos pela reportagem avaliam que o Brasil “já fez a sua parte” e que defendeu a “inviolabilidade da residência da Argentina” nos nove meses em que exerceu a função.
– A reportagem está em atualização
Fonte G1 Brasília