REDES SOCIAIS

15°C

Câmara de Comércio Exterior aumenta imposto de importação de aço para 25%

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O comitê da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu nesta terça-feira (23) aumentar o imposto de importação para 25% para alguns tipos de aço. A medida, que ainda tem que passar pelo aval dos parceiros do Mercosul, deve entrar em vigor em cerca de 30 dias. Depois, vai valer por um ano.

A Camex vai estabelecer cotas de volume de importação para aplicação do imposto. Ou seja, o aumento de imposto só deve valer para as importações que superarem as cotas estabelecidas.

De acordo com o governo, os estudos mostram que o preço ao consumidor não deve sofrer impacto. “A expectativa do governo é que a decisão contribua para reduzir a capacidade ociosa da indústria siderúrgica nacional”, disse o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em nota.

Segundo a análise da Camex, o aumento do imposto será aplicado aos produtos de aço cujas compras externas tenham superado, em 2023, 30% da média das aquisições no período de 2020 a 2022.

O comitê deve analisar mais quatro classificações de produtos, que apresentaram variações de preço nesse período. De acordo com o governo, esses produtos vão exigir mais estudos.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS