Os vereadores várzea-grandenses aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (9), o Projeto de Lei n° 135/2022 o qual dispõe sobre o piso salarial dos agentes de saúde e dos agentes de combate às endemias. A proposta é de autoria do Poder Executivo.
Segundo a proposta, o piso salarial da categoria será de R $2.424,00 (Dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais) entre recursos do Governo Federal e do Tesouro Municipal de Várzea Grande.
Representando a categoria dos agentes comunitários de saúde, o advogado Cláudio Mamoré, reconhece a importância do trabalho da Câmara Municipal nessa conquista. “Esse Legislativo foi fundamental para alcançarmos esse objetivo. Agradeço aos 21 vereadores pelo comprometimento e por estarem trabalhando em benefício de causas importantes como essas que beneficiam toda a população várzea-grandense”, relata Mamoré.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Mauro Sérgio Gonçalves – Mauro da Saúde, destaca a importância dos agentes comunitários dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
“São profissionais fundamentais e essenciais para as ações e políticas públicas do SUS para a integração entre serviços de saúde da Atenção Primária e a população. Eles fazem o primeiro atendimento dos pacientes e onde são solucionados mais de 90% dos casos, deixando aqueles mais específicos ou em grau de urgência e emergência para as UPAs IPASE e Cristo Rei e para o Hospital Pronto-Socorro de Várzea Grande”, relata Mauro.
Fonte: Isso É Notícia