REDES SOCIAIS

23°C

Câmara também tem PL que “libera” porte de arma para atirador esportivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Tramita na Câmara Municipal de Cuiabá, um projeto de lei que reconhece a atividade dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Armas de Fogo), como função de risco. Se aprovado, os CACs passam a ter o direito de porte de arma, mediante solicitação à Polícia Federal.

A proposta de Zidiel se assemelha ao PL que foi aprovado pela Assembleia Legislativa (ALMT), em segunda votação, na última quarta-feira (29), que reconhece necessidade de porte de armas de fogo a atiradores desportivos. O projeto de autoria do deputado estadual Ulysses Guimarães (PTB), seguirá a sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União Brasil).

Na Câmara, o projeto é de autoria dos vereadores Zidiel Coutinho (PV) e Tenente Marcos Paccola (Republicanos). “Para reconhecer a atividade dos CACs, nós temos que explicar bem para a sociedade que para ter um porte de arma, não é simplesmtente chegar lá e “quero uma arma e comprar uma arma”, pontuou Coutinho. 

O parlamentar explica que são feitos estudos psicológicos para saber se essa pessoalmente pode ter uma arma. Exames toxicológicos, se essa pessoa sabe atirar. “Tudo passa pela Polícia Federal, tudo passa pela autorização de um delegado, e esse projeto de lei está somente pedindo o reconhecimento da atividade dos CACs como atividade de risco”, argumenta.

Segundo Paccola, o movimento Pro Armas de Mato Grosso também estará engajado com a comitiva nacional, com destino a Brasília no início do próximo mês, pelo direito de “exercício de legítima defesa”.

“Eu quero convocar a população para o dia 9 de julho. Nós teremos caranava saindo aqui de Cuiabá e de vários municípios de Mato Grosso no dia 8 de julho lá na catedral em Brasília, manifestando o direito a liberdade. O direito ao exercício de legítima defesa. […] Por isso que o presidente [Bolsonaro] diz, ‘um povo armado, jamais será escravizado'”, disse ele.

 

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS