REDES SOCIAIS

33°C

CCJ da Câmara aprova projeto que eleva pena para estelionato contra pessoas vulneráveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (27) uma proposta que eleva a pena para o crime de estelionato cometido contra pessoas consideradas vulneráveis.

Segundo o texto, que seguirá para análise no plenário, os criminosos poderão ser condenados a até 10 anos de prisão. O aumento da pena ocorrerá quando a vítima for criança, adolescente, idoso, pessoa com deficiência ou com baixo nível de escolaridade.

Atualmente, o Código Penal estabelece que o crime de estelionato pode ser punido com até 5 anos de prisão. Há também um dispositivo que permite o endurecimento da pena quando a vítima for uma pessoa idosa.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A proposta aprovada pela CCJ nesta quarta amplia a lista de vítimas que levam a um aumento da pena.

Se o texto for aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a punição também será aumentada quando o estelionato for cometido contra menores de idade e pessoas com deficiência ou com baixo nível de escolaridade.

O estelionato é cometido com o ganho de vantagem ilícita em razão de prejuízo alheio, mediante fraude. Na prática, é um crime no qual o criminoso engana a vítima para conseguir algum tipo de bem.

Em seu parecer, o relator, Flávio Nogueira (PT-PI), afirmou que ?não há dúvidas de que indivíduos desses grupos enfrentam maior risco de serem vítimas de golpes e fraudes?.

?Infelizmente, a constante inovação dos métodos utilizados pelos criminosos muitas vezes faz com que as vítimas não percebam que estão colocando em risco seu patrimônio. Portanto, é necessário adotar medidas mais rigorosas para dissuadir esses criminosos e proteger esses grupos vulneráveis?, escreveu.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS