REDES SOCIAIS

33°C

Cerca de 500 profissionais da Educação participam de formação do ProAC até o próximo dia 14

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de 500 professores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede pública municipal de educação estarão participando a partir desta terça-feira (7) até 14 de maio, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), de mais uma formação continuada do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) – Ensino Fundamental. Este será o quarto encontro formativo oferecido pela Secretaria Municipal de Educação este ano, voltado especialmente para profissionais que atuam nas unidades educacionais que atendem 1º e 2º Anos.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, ressaltou que a formação continuada dos profissionais é uma das prioridades da gestão Emanuel Pinheiro. “A formação continuada dos profissionais da educação é uma ferramenta estratégica que auxilia na relação entre a teoria e a prática pedagógica e garante a cada estudante cuiabano o direito de aprender. Dentro dos objetivos do Programa de Alfabetização Cuiabano implantado na rede pública municipal em 2019, com os 1º e 2º Anos, buscamos proporcionar aos professores e coordenadores subsídios a fim de fortalecer a alfabetização e o letramento para que nossos estudantes se tornem capazes de construir novos conhecimentos a partir da apropriação da produção de texto, leitura compreensiva dos saberes existentes, ampliando suas possibilidades de participação na vida cotidiana e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva”, salientou Edilene Machado.

As formações continuadas abordam a alfabetização como processo discursivo em contexto de letramento. Na primeira formação, realizada no formato online, foi apresentado o material a ser trabalhado pelos profissionais em sala de aula. Na segunda, presencial, os profissionais refletiram sobre a identidade do professor alfabetizador com a apresentação de estações voltadas para as práticas alfabetizadoras com a utilização de jogos com foco na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e na terceira, também presencial, foram abordadas propostas de escritas autorais – Proposta de Atividade dos Correios.

Nesta quarta formação, presencial, o tema é ‘Proposições de escritas discursivas na sala de alfabetização: o papel do professor no planejamento intencional e mediação dessa prática”.

SERVIÇO

Formação – Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) – Ensino Fundamental

Público alvo: Professores e Coordenadores Pedagógicos – 1º e 2º Ano

Data: 7 a 14 de maio

Horário:

Matutino: 7h30 às 11h

Vespertino: 13h30 às 17h

Local: Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC)

Endereço: Av. Beira Rio Sul, 3001 – Jardim Europa

Créditos: Prefeitura de Cuiabá.

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS